Consumidores têm reclamado do peso da conta de luz e não é para menos. Levantamento realizado pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) mostra que o Brasil tem a segunda  conta de luz mais cara em uma lista com 30 países. Só os colombianos têm fatura da energia elétrica mais cara.

+ Conta de luz deve ter bandeira verde até o fim do ano, diz ONS

Impostos, taxas e subsídios são os grandes vilões da conta de luz. Conforme dados da entidade, só nos três primeiros meses deste ano, os brasileiros pagaram R$ 35,8 bilhões de impostos e subsídios na conta de luz.

A previsão é que até o fim do ano, o montante deve chegar a cerca de R$ 144 bilhões. Para se ter uma ideia, em apenas cinco anos, o volume pago em taxas sobre a energia elétrica aumentou 47%.

De acordo com o jornal O Tempo, a associação constatou que cerca de 25% de todo orçamento familiar é gasto com energia – contando aqui a eletricidade, a gasolina e o uso em produtos e serviços.

Victor iOcca, diretor de Energia Elétrica da Abrace, disse, segundo O Tempo, que país poderia oferecer uma energia elétrica bem mais barata, pois possui uma das matrizes energéticas mais variadas do mundo, contando com hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e térmica. No entanto, os tributos acabam deixando a conta mais cara para todos.