11/08/2025 - 9:07
A Brava Energia acaba de eleger Richard Kovacs como seu novo chairman. Kovacs já era conselheiro da empresa e foi eleito por unanimidade. Ele assume a presidência do conselho no lugar de Harley Scardoelli, um ex-CFO da Gerdau que permanecerá no board.
O movimento acontece duas semanas após a formação do bloco de acionistas pela Yellowstone, JiveMauá e Queiroz Galvão, que juntas somam 21% do capital. Kovacs é CEO da operadora de usinas térmicas eBrasil, que, assim como Yellowstone (um veículo de investimentos), pertence ao empresário pernambucano José Cantarelli.
+ Brava Energia reverte prejuízo e tem lucro líquido de R$ 829,2 mi no 1º trimestre
+ Brava Energia conectará mais quatro poços no campo de Atlanta após acordo com a Trafigura
Kovacs disse ao Brazil Journal que a formação deste bloco aconteceu porque a Brava precisava “ser uma empresa de dono”, e que a ideia é continuar buscando sintonia entre todos os acionistas para a tomada de decisões futuras. “O ponto central é que não acreditamos que empresa sem dono dá certo,” disse Kovacs. “Um bloco consolidado facilita decisões e transmite confiança ao mercado.” Kovacs disse que nada vai mudar na gestão da Brava, e que o conselho está satisfeito com o CEO Décio Oddone.
Segundo Kovacs, a Yellowstone – a terceira maior acionista da Brava, com 6,9% do capital – não tem intenção de aumentar sua posição. A Yellowstone entrou na Brava depois que Cantarelli vendeu os 50% que a eBrasil tinha na Celse, a maior usina termelétrica da América Latina, um negócio de R$ 6 bilhões.
Leia a matéria completa em BRAZIL JOURNAL.