08/09/2025 - 13:33
A fortaleza eleitoral do peronismo não se rendeu a Javier Milei. O presidente argentino sofreu uma dura derrota nas eleições legislativas provinciais ocorridas ontem em Buenos Aires, onde se concentra quase 40% do eleitorado do país – indicando dificuldades para a coalizão governista conquistar maioria no Congresso nas eleições nacionais de meio de mandato, no próximo mês.
A margem de vitória peronista ficou acima do antecipado, derrubando os ativos argentinos hoje pela manhã. O ETF ARGT, que captura a oscilação das ações argentinas em dólar, mergulha mais de 10%. Desde o pico de valorização no ano, em maio, a queda acumulada é de quase 25%.
+ Ações e peso despencam após revés eleitoral de Milei na Argentina
Milei descreveu os resultados como “uma clara derrota” em um pleito que testou o humor de uma grande parcela do eleitorado às vésperas da eleição de meio de mandato, em 26 de outubro.
Milei tem conseguido impor uma agenda de ajustes mesmo sem maioria no Congresso. Mas uma derrota nas eleições de meio de mandato poderá significar uma barreira para a continuidade das reformas mais profundas – e coloca um ponto de interrogação na viabilidade do programa de estabilização monetária.
Leia a reportagem completa no Brazil Jornal.