Não é difícil esbarrar, no feed do Instagram ou do TikTok, com vídeos em que um confeiteiro estala os dedos e transforma frutas em doces com um aspecto hiper-realista de… frutas. À frente das câmeras está Cédric Grolet, um premiado chef pâtissier francês alçado à fama pelas redes sociais — e que tem no Brasil seu segundo maior público.

Foi graças ao engajamento brasileiro, inclusive, que Grolet foi escalado para ser a estrela da campanha de Natal da Hering. Primeiro, publicou um vídeo em que prepara uma versão autoral de um chocotone ao lado da atriz Bruna Marquezine, a embaixadora da marca. (O material alcançou 55 milhões de visualizações no Instagram em uma semana.)

Mas ao contrário de muitas webcelebridades, Grolet está longe de ser um exército de um homem só. Sua operação já está em 13 endereços – sete hotéis, seis lojas – e conta com cerca de 500 funcionários, em um esforço crescente para saciar seus quase 12 milhões de seguidores no Instagram e 8,5 milhões no TikTok.

Instagram will load in the frontend.

Grolet afirma que a frequência com que posta afeta diretamente as vendas de suas lojas. E, para postar, precisa ter sua cara à frente das câmeras. “Mas não gosto de reclamar e trabalho muito. Hoje em dia faço o que é preciso, não o que eu quero,” disse. Vale notar que “trabalho” foi a palavra que o chef mais repetiu durante conversa de cerca de uma hora com o Brazil Journal.

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