15/02/2025 - 6:00
Em meio à maior crise de abastecimento de ovos do mercado americano, a Granja Mantiqueira começou a exportar parte de sua produção para o país, tornando-se a primeira empresa brasileira a exportar ovos em casca para os Estados Unidos.
Maior produtora de ovos da América do Sul, a companhia já despachou contêineres refrigerados com o produto, que navegam neste momento rumo à América.
Na primeira semana de fevereiro, a Food and Drug Administration (FDA) liberou a exportação de ovos em casca do Brasil com destino a indústria de alimentos, o que inclui grandes redes de fast food. Esses ovos não vão para os supermercados e não serão acessados pelo consumidor final.
Cerca de 35% de toda a demanda por ovos nos Estados Unidos vem da indústria de alimentos, que separa gemas das claras ou utiliza integralmente o produto na fabricação de bolos, tortas, massas e refeições prontas. Apenas o McDonald’s utiliza 2 milhões de ovos por dia nos Estados Unidos no preparo de seus produtos.
“É uma baita oportunidade para o Brasil. O mundo conhece o agronegócio brasileiro através das faltas em outros mercados,” Leandro Pinto, fundador e chairman da Mantiqueira, disse ao Brazil Journal. “O milho brasileiro ficou conhecido no mundo quando houve a quebra da safra americana em 2012. Aconteceu assim com a carne, e com o frango.”
Leia a matéria completa no Brazil Journal.