16/12/2024 - 10:52
O mercado de relógios pode ser dividido em quatro categorias: os produtos massificados, de marcas como Technos, Mormaii e Magnum; as fashion brands, como Tommy Hilfiger, Lacoste e Diesel; marcas tradicionais e centenárias, como a Seiko; e as marcas de luxo como Richard Mille, Patek Phillipe e Rolex.
Agora, um empreendedor brasileiro está tentando criar uma quinta categoria, posicionando sua marca — a ACTO Watches — no meio do caminho entre as tradicionais e as de luxo. “Queremos entregar um produto próximo ao das marcas de luxo em termos de qualidade e design, mas com um preço abaixo, mais perto das marcas tradicionais,” disse o fundador Thiago Chiká ao Brazil Journal.
Fundada em 2020, a ACTO vai faturar cerca de R$ 8 milhões este ano apenas com a venda online. A startup opera no breakeven desde o primeiro ano, e em 2025 espera faturar entre R$ 15 milhões e 20 milhões. O crescimento virá da expansão do mix de relógios, da entrada em joias, e da abertura de pelo menos uma loja num grande shopping de São Paulo.
Thiago criou a ACTO sozinho quando tinha 21 anos — mas contou com a ajuda do pai, um empreendedor que fundou uma fabricante de couro na China e depois vendeu o negócio para a JBS.
Leia a reportagem completa em Brazil Journal.