03/09/2025 - 16:17
Quando se pensa em como fazer fortuna nos EUA, as pessoas logo pensam em hedge funds de Wall Street ou equity em unicórnios do Vale do Silício – ou ainda, quem sabe, a conquista da fama na indústria do entretenimento.
Mas ainda que haja muita gente fazendo dinheiro nessas atividades, a verdadeira riqueza americana brota longe das câmeras e distante dos escritórios de Manhattan e São Francisco.
Acredite: a maior parte dos milionários americanos são empreendedores de cidades no interior, que prosperaram em negócios como clínicas dentárias, revendas de carros, pequenas redes de varejo, distribuidores de bebidas, firmas de climatização e outras atividades boring – com zero glamour e fama.
Quem diz isso são os economistas Owen Zidar, professor em Princeton, e Eric Zwick, da Universidade de Chicago, que analisaram os microdados tributários e de renda no país entre 2000 e 2022 e descobriram que a maior parte do 0,1% das pessoas no cume da pirâmide de rendimentos não vivem de salários em bancos ou Big Techs, mas sim dos lucros e dividendos de seus negócios ‘sonolentos’ no coração do país.
Leia a matéria completa no Brazil Journal.