10/10/2024 - 9:26
Um dos banqueiros mais influentes do Brasil acha que o mercado está mais pessimista do que deveria. Numa conversa com um grupo de investidores ontem em Nova York, André Esteves, o fundador e chairman do BTG Pactual, disse que discorda da tese prevalecente no mercado de que o Governo Lula está indo na direção do desastre econômico do Governo Dilma.
Esteves – que já teve conversas privadas com Lula pelo menos duas vezes este ano – ponderou que o Brasil está crescendo 3% sem um grande aumento do déficit de conta corrente, o que nunca aconteceu antes. “O Brasil está melhor do que parece,” disse o banqueiro – repetindo uma frase que tem dito em quase todas as suas aparições públicas desde o início do Governo Lula – mas reconhecendo que o mercado está “cauteloso” e “ressabiado”.
Esteves também falou sobre o resultado “relevante” da eleição de domingo, da qual saíram derrotadas “a esquerda e a direita maluca.” Analisando a eleição de 2026, ele acha que a esquerda não será favorita e avaliou que “não tem chance de Tarcísio não ser candidato”. Para o banqueiro, se Tarcísio ganhar os ativos brasileiros viverão “a mãe de todos os ralis.”
Leia a reportagem completa no Brazil Journal.