A primeira vez que Rafael Lazarini organizou o Rio Content, o evento era voltado apenas para a indústria audiovisual e seus participantes cabiam na sala de conferência do hotel Windsor Barra.

Sete anos depois, a feira tímida virou o Rio2C, que mal cabe na Cidade das Artes – um espaço de 70 mil metros quadrados – e está recebendo 55 mil pessoas na edição deste ano.

+Global Eggs, do ‘Rei do ovo’, compra granja Legaria na Espanha e mira mais aquisições

O Rio2C é “uma oportunidade de conectar os criadores com a indústria, com quem compra o conteúdo,” disse Nelson Foster, fundador da Axxon Content, uma produtora independente que faz documentários, séries e novelas. “De que outra forma um cara do Maranhão vai poder se reunir com um executivo da Claro, ou alguém do Piauí encontrar com alguém da Paramount?  Este evento permite isso. Para mim, é uma grande mesa de negócios.”

O próximo passo de Lazarini será lançar um novo evento em São Paulo. A ideia inicial era trazer o South By Southwest para o Brasil; o empresário já estava em negociações avançadas com os controladores do evento americano.