05/08/2025 - 9:47
No que é potencialmente a mais grave ameaça regulatória que a indústria de gás liquefeito já enfrentou, a ANP está propondo mudanças que podem acabar na prática com o valor da marca das empresas e explodir (literalmente) os padrões de segurança do setor. As mudanças fazem parte de uma ampla reforma que a ANP está desenhando para o setor, que segundo a agência teria o objetivo final de aumentar a competição e reduzir preços.
Dentre as seis propostas, duas estão tirando o sono de empresários e executivos. A primeira quer permitir que qualquer empresa de gás possa encher o botijão de outras marcas – acabando com o modelo atual que fideliza o cliente. A segunda propõe liberar o chamado ‘enchimento fracionado’ – em outras palavras: o consumidor poderia completar a carga do botijão em vez de esperar seu esvaziamento completo e ter que trocá-lo por um botijão cheio, como ocorre hoje.
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Executivos e empresários do setor têm alertado a ANP de que as duas medidas trazem riscos grandes de segurança, abrem a porta para players informais no setor e desincentivam investimentos, tendo o efeito contrário ao desejado, encarecendo o produto.
“Hoje, quando o consumidor recebe um botijão em casa, se acontece alguma coisa com aquele botijão a responsabilidade é da marca,” disse um dos executivos. “Se a empresa do botijão não fez o último enchimento, quem vai ser responsabilizado?”
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