O UBS está fazendo um investimento minoritário na YVY, a gestora fundada pelo ex-presidente do BNDES Gustavo Montezano e o ex-ministro da Economia Paulo Guedes para investir em teses ligadas à transição para uma economia de baixo carbono.

O valor do aporte não foi revelado, mas o UBS disse que o investimento é 100% primário e será usado para desenvolver o plano de negócios da gestora ao longo dos próximos anos.

+ UBS supera expectativas de lucro e receita no 4º trimestre

A YVY foi fundada em 2023, depois de Montezano e Guedes deixarem o Governo, e hoje tem apenas R$ 300 milhões em ativos sob gestão. Os recursos estão em um só produto — um club deal que a gestora levantou no ano passado para investir na agtech Solinftec, que usa dados e IA para aumentar a produtividade e reduzir as emissões no campo.

A YVY, no entanto, já está trabalhando na captação de uma estratégia de crédito para infraestrutura, com foco em project finance. A meta é levantar cerca de R$ 1 bilhão com essa estratégia por meio de diferentes veículos, incluindo um fundo perpétuo listado na Bolsa.

Leia a matéria completa no Brazil Journal.