05/06/2025 - 13:34
A Visa acaba de anunciar que está criando uma nova empresa no Brasil para capturar uma fatia do Pix, que já responde por 35% de todas as transações no e-commerce. O movimento faz parte de uma estratégia global da Visa de se transformar numa empresa de tecnologia de movimentação financeira, indo além dos cartões de crédito e débito.
+ Mais que black: Visa lança cartão premium com foco em 0,1% dos brasileiros
Batizada de Visa Conecta, a nova empresa será uma instituição de pagamentos, e, inicialmente, vai operar apenas como um ‘iniciador de pagamentos’ do PIX. Em novembro passado, a Visa já pediu a licença de ITP junto ao Banco Central, e a expectativa é que ela saia até novembro deste ano.
A decisão de entrar nesse mercado teve a ver com o lançamento pelo Banco Central, em 28 de fevereiro, da jornada de pagamento do PIX sem redirecionamento — o que vai permitir pagar com o PIX nos e-commerces com apenas um clique.
Para os e-commerces, o principal benefício do PIX sem redirecionamento é a redução da fricção e o potencial aumento da conversão. “Conversamos com muitos potenciais clientes nos últimos anos para desenhar essa estratégia e a criação do produto, e quase todos esses clientes falaram que o calcanhar de aquiles é a conversão,” Leonardo Enrique, que vai comandar a Visa Conecta, disse ao Brazil Journal.
Leia a reportagem completa no Brazil Journal.