Para ir além da venda de pneus, a Bridgestone quer montar uma rede de oficinas mecânicas no Brasil. A empresa trouxe ao País, em agosto de 2011, a rede de oficinas CarClub Firestone, que presta serviços como troca de óleo, reparos elétricos, balanceamento e, claro, venda de pneus da marca. Até o momento, são apenas quatro unidades no Brasil, todas na Grande São Paulo. A meta, no entanto, é reforçar a rede e abrir de cinco a dez unidades por ano.

Com as oficinas, a Bridgestone tenta se aproximar do cliente, reforçando sua marca no segmento de pneus, mas também passa a disputar o mercado de serviços de manutenção de veículos. “Não somos só uma fabricante de pneus. Somos uma empresa de serviço”, disse o diretor de vendas e marketing da Bridgestone, Alexandre Lopes.

Nos Estados Unidos, o CarClub Firestone é uma rede de 1,2 mil lojas próprias. No Brasil, o modelo ainda está sob avaliação e uma das possibilidades é tentar a expansão por meio de franquias.

“Esse setor de oficinas ainda é hiper pulverizado no Brasil e não há uma grande rede. Uma marca forte pode, sim, diferenciar uma unidade de qualquer outra lojinha e trazer confiança para o consumidor”, disse o consultor Robert Wieselberg, sócio da Mindpartners. “A Bridgestone está tentando usar a marca, forte em pneus, para ganhar dinheiro em novos negócios.”

Ela, no entanto, não é a única a tentar fazer isso. A seguradora Porto Seguro, por exemplo, uma das mais fortes no setor automotivo, também está construindo uma rede de oficinas mecânicas com a sua marca.

Conveniência

Na tentativa de ampliar seu leque de serviços aos consumidores, a fabricante de pneus também lançou neste mês uma espécie de oficina “delivery”, chamada Bridgestone em Casa. Os mecânicos vão até o endereço fornecido pelo cliente – no momento restrito à Grande São Paulo – para fazer troca de pneu e outros reparos rápidos no veículo.

Além da marca, uma das apostas da empresa para disputar o segmento de reparos mecânicos é a conveniência, disse Lopes. As oficinas CarClub Firestone têm espaço kids, wi-fi grátis e tecnologia que permite ao cliente acompanhar o conserto do carro via webcam. “Esses serviços nos aproximam dos clientes e fortalecem a marca”, disse Lopes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.