O presidente Luís Inácio Lula da Silva cancelou a sua viagem para a China no domingo (26) após ter tido um quadro de pneumonia confirmado. Primeiramente a viagem havia sido adiada de sábado (25) para domingo (26). A Secretaria de Comunicação da Presidência da República, porém, comunicou o cancelamento da ida por tempo indeterminado. 

+A pneumonia de Lula: o que dizem os especialistas sobre doenças respiratórias

+Médico de Lula diz que recuperação de presidente deve levar cerca de sete dias

O que é a broncopneumonia bacteriana? 

A broncopneumonia é uma inflamação, causada por uma bactéria, que atinge os pulmões, mais especificamente, as estruturas internas do órgão, como os brônquios e os alvéolos. Em um quadro mais grave, ela pode se transformar em Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

Tabagismo e pré-diabetes agravam o quadro 

No caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o pneumologista e coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) Paulo Corrêa explica que o fato dele ter sido fumante e ter um quadro de pré-diabetes pode agravar o quadro da broncopneumonia bacteriana. 

“O tabagismo aumenta as lesões no pulmão e mesmo que ele tenha parado de fumar, as alterações na estrutura do pulmão e a pré-diabetes podem estar relacionadas com o desenvolvimento da pneumonia bacteriana. Se esse quadro foi precedido por uma infecção viral, esse fator também pode estar associado com o desenvolvimento dessa pneumonia”, apontou.    

Quais os sintomas da doença? 

Em vários casos a broncopneumonia bacteriana começa como uma outra doença que afeta os pulmões e depois evolui para um quadro mais grave. A professora Titular de Pneumologia da Universidade de Medicina de Botucatu/ Unesp Irma de Godoy listou alguns sintomas para que o paciente fique atento: 

  • Febre;
  • Tosse com catarro amarelado;
  • Confusão mental;
  • Cansaço extremo;
  • Falta de ar.

Idade influencia na evolução da doença? 

Estudos apontam que idosos e crianças pequenas, sobretudo com a imunidade baixa, são os principais alvos dessa doença. 

Irma reafirma que a idade avançada pode influenciar no agravamento e na recuperação da pneumonia bacteriana por conta de alguns fatores.  

“O fator idade pode gerar um quadro mais grave por conta da resposta imunológica estar prejudicada. Por conta disso, pessoas mais velhas têm mais comorbidades e doenças crônicas, o que pode interferir no quadro da pneumonia bacteriana”, explicou. 

Um estudo realizado pela Universidade da Louisiana concluiu que crianças que vivem em áreas com grande nível de poluição atmosférica correm mais riscos de contrair a pneumonia e ficarem mais tempo internadas. Fatores sociais também contribuíram para o aumento dos casos. 

Cancelamento foi atitude prudente 

O comunicado divulgado pela Secretaria da Presidência da República afirmou que, embora o quadro de saúde presidente esteja evoluindo bem, a viagem foi cancelada até que se encerre o ciclo de transmissão viral. 

Corrêa aponta que a decisão foi acertada, já que nesse momento da doença, Lula poderia infectar pessoas que estivessem próximas dele. 

“Nesse momento ele está dispersando o vírus. A própria Covid-19 foi um período de aprendizagem mundial nesse sentido. Existe a necessidade de todas as medidas em relação às pessoas que entram em contato com o presidente Lula, como usar máscaras, lavar a mão com sabonete e álcool e todo esse protocolo. Então foi realmente prudente o adiamento da viagem”, encerrou.