Polícia teve que reagir “duramente” e isolar partes do centro da cidade. Torcedores promoveram quebra-quebra após a surpreendente vitória do Marrocos na Copa do Mundo. A polícia de Bruxelas teve que intervir e usar canhões de água para dispersar multidões na capital da Bélgica depois que o clima ficou tenso após a derrota do país para o Marrocos na Copa do Mundo do Catar, por 2 a 0, neste domingo (27/11).

Mesmo antes do final da partida, “dezenas de pessoas, incluindo algumas com capuz, procuraram confrontar a polícia, o que comprometeu a segurança pública”, disse a polícia de Bruxelas em um comunicado.

As pessoas quebraram vitrines, acenderam fogos de artifício e incendiaram veículos. Vídeos compartilhados em redes sociais mostram homens quebrando as janelas de um carro vermelho antes de virá-lo e incendiá-lo.

Inconformados querem manter o ódio, diz Gil após ser xingado por bolsonaristas em jogo da seleção

O prefeito Philippe Close condenou a violência, e escreveu no Twitter que a polícia foi forçada a agir “duramente”. Ele emitiu uma ordem para prender arruaceiros, mas não ficou imediatamente claro quantas pessoas foram presas.

A violência também irrompeu na maior cidade da Bélgica, Antuérpia. Em Roterdã, na vizinha Holanda, os policiais entraram em confronto com um grupo de 500 torcedores que atiraram fogos de artifício e vidro contra as forças de segurança.

Alegria em Rabat

Enquanto isso, na capital marroquina, Rabat, as pessoas tomaram as ruas em comemorações espontâneas. Elas dançavam, cantavam e acenavam com bandeiras marroquinas, e os motoristas buzinavam.

A vitória de domingo contra a Bélgica foi a primeira do Marrocos em uma Copa do Mundo desde que eles venceram a Escócia em 1998.

Ambas as equipes ainda têm chance de avançar para as oitavas de final do torneio, dependendo do resultado das últimas partidas da fase de grupos. A Bélgica agora irá enfrentar a Croácia e o Marrocos, o Canadá.

bl (AFP, AP, dpa)