25/06/2003 - 7:00
Há cerca de duas semanas, dois arquitetos italianos desembarcaram em São Paulo sem fazer alarde. Aos olhos de quem passava no saguão
do aeroporto, eram mais dois estrangeiros visitando o País. Mas, para o mercado de consumo de luxo, são figuras fundamentais. Eles são
os responsáveis pelo visual das lojas Bulgari, renomada joalheria italiana, ao redor do mundo.
Aliás, vieram para definir os últimos detalhes da unidade
brasileira que abrirá as portas em outubro, na rua Haddock
Lobo, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo.
A primeira loja terá 180 m2 distribuídos em dois andares, com artigos que vão de jóias e relógios a bolsas e óculos de sol. A marca vem fincar bandeira no território brasileiro, onde já estão grifes de peso como Louis Vuitton, Cartier, Tiffany, Montblanc e Hugo Boss. Vai disputar, em grande estilo, um mercado de R$ 120 milhões. ?Vamos montar duas lojas próprias e ampliar a rede de distribuição?, diz Gilberto Pepe, responsável pela empresa na América Latina. A meta da Bulgari é mais que dobrar sua participação no mercado nacional de consumo de alto padrão. A previsão é fazer com que as vendas no Brasil saltem de 10% para 30% do total negociado na América Latina, algo em torno de US$ 25 milhões por ano. Para isso, Pepe associou-se ao empresário Artur Briquet, um dos franqueados da Hugo Boss no Brasil. Na nova loja, eles venderão produtos que antes não eram encontrados no País, como lenços, gravatas e perfumes. O segundo ponto-de-venda também foi escolhido a dedo. ?A próxima loja deverá ser inaugurada no Shopping Iguatemi, na capital paulista, em 2004?, diz Pepe.
Além das unidades próprias, começa a ser montada uma rede de distribuição com 25 pontos-de-venda nas principais capitais brasileiras. São grandes tacadas da Bulgari, que comemorará 120 anos em 2004. Ela sempre esteve presente em grandes acontecimentos. No Festival de Cannes, por exemplo, a atriz Nicole Kidman brilhou com jóias da nova coleção Lucea, feita com pedras preciosas coloridas. Em 1989, a marca lançou os primeiros relógios. Hoje, estão nos pulsos de famosos como os atores Tom Cruise, que usa o Skuba Crono (feito em aço e ideal para prática de mergulho), e Brad Pitt, que tem o modelo GMT, em ouro. O relógio marca a hora, simultaneamente, em dois países. E, a partir
de outubro, marcará presença no Brasil.