“Uma surpresa positiva e um impacto maior do que esperávamos”. Essa é avaliação da diretora de comunicação do Burger King, Mayra Dietzold, sobre a campanha ‘Calvos Drive-Thru’, que levou milhares de brasileiros com calvície aos restaurantes da marca para ganhar um sanduíche Whooper. Considerada por ela como um sucesso orgânico, já que não houve grandes investimentos na divulgação, a campanha resultou na distribuição de mais de 500 mil hambúrgueres grátis em 220 lojas da rede durante os quatro dias da promoção.

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A campanha entrou em vigor no dia 27 de março e durou até o dia 31 do mesmo mês. Pelas regras da promoção, nestes quatro dias, pessoas com calvície poderiam passar em um drive-thru da marca, atestar a falta de cabelos e receber um Whooper grátis. Em média, segundo a rede, foram oferecidos cerca de 625 lanches gratuitos por dia em cada uma das lojas participantes.

Se engana quem pensa que a marca levou prejuízo ao distribuir meio milhão de lanches de forma gratuita. Em entrevista exclusiva à Istoé Dinheiro, Dietzold afirmou que a campanha rendeu um aumento de 7% nas vendas totais das lojas participantes na última semana de março, em comparação com a semana anterior. Só o tráfego (circulação de público) nos restaurantes subiu 155% na mesma base de comparação. Além disso, 30% dos “calvos” que se locomoveram até uma das lojas para retirar o sanduíche grátis adquiriram ou compraram outros produtos.

“A gente tinha uma previsão de que a campanha incrementaria um aumento de 10% a 20% no tráfego de pessoas nas lojas. Mas o número foi muito maior do que imaginávamos. É uma marca importante se pensarmos que se trata de varejo alimentício”, comentou Dietzold.

Nas redes sociais, o assunto também rendeu muitos comentários. Ao todo, o Burger King contabilizou cerca de 22 mil menções em relação à campanha durante os quatro dias de ativação. Algumas delas feitas, inclusive, por autoridades políticas e influenciadores com grande número de seguidores como os prefeitos de Guarulhos, Guti, de Campinas, Dário Saadi, e de Sorocaba, Rodrigo Manga (veja o vídeo abaixo).

Instagram will load in the frontend.

Origem da campanha ‘Calvos Drive-Thru’

De acordo com a diretora de comunicação do Burger King, Mayra Dietzold, a ideia de trazer a calvície para a campanha surgiu ainda no carnaval, quando o time que cuida do marketing da marca observou um aumento nas menções sobre o tema na internet.

“Quando avaliamos a ideia, vimos que o Brasil tem mais de 40 milhões de calvos. Ou seja, não chega nem a ser a uma minoria. Pensamos em abordar o assunto de forma leve, ampliando também para uma visão de inclusão e humanização que é importante para os nossos objetivos como empresa”, diz.

Ainda segundo Dietzold, o Burger King costuma trabalhar em campanhas que tragam reflexões e gerem debates. “Mesmo que com viés polarizante”, acrescenta.

Para as próximas semanas, a diretora afirma que novas campanhas semelhantes serão anunciadas. Sem entrar em detalhes, no entanto, Dietzold garantiu que não deverá haver outra distribuição de sanduíches conforme a campanha com os carecas.