O banco BV anunciou nesta terça-feira, 25, que o atual presidente, Gabriel Ferreira, deixará o posto em abril, ao final do mandato. Ele será substituído por Gustavo Sousa, que já foi presidente da Cielo, além de ter passado pela CPFL Renováveis e pelo Banco do Brasil.

Atualmente, Sousa é presidente da Ascenty, maior empresa de data centers da América Latina. De acordo com o BV, o processo de sucessão foi planejado e organizado ao longo dos últimos meses, e haverá uma transição.

“Sob o comando do Gabriel, o BV fortaleceu seu protagonismo no core business ao mesmo tempo em que lançou as bases para a criação de um banco ainda mais sólido, diversificado e pronto para seguir crescendo”, disse em nota o presidente do conselho de administração do banco e CEO da Votorantim S.A., João H. Schmidt.

“O BV está sólido e preparado para iniciar uma nova fase de robusto crescimento, gerando mais oportunidades para os seus colaboradores, clientes, parceiros e aumentando seu impacto positivo na economia brasileira. Desejamos muito sucesso ao Gustavo nessa nova jornada”, afirmou o vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos do BB e conselheiro do BV, Felipe Prince.

O BV é uma sociedade entre o BB e a Votorantim, cada um com metade das ações. No ano passado, o banco teve o maior lucro da história, de R$ 1,7 bilhão, impulsionado pela diversificação dos negócios a partir dos clientes conquistados pelo financiamento de automóveis, em que o BV é líder de mercado.

Gustavo Sousa tem MBA Executivo pela Columbia Business School, mestrado em Gestão Econômica de Negócios pela UnB, MBA em Administração Financeira pela FGV e é formado em administração pela UFRN.