01/07/2025 - 13:28
Não foi desta vez. A BYD adiou novamente a inauguração da fábrica em Camaçari (BA), prevista para esta terça-feira, 1º. Anteriormente, a fabricante teria dito que a estreia seria no dia 26 de junho.
Nesta terça-feira, 1º, foi celebrado “o início da operação da fábrica”. No entanto, do local de montagem estão apenas os primeiros protótipos de carros montados.
“Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção. Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina”, afirmou Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa.
Os adiamentos e mudanças de planos da planta baiana não são de hoje. A primeira data a ser projetada foi “final de 2024”, depois “primeiro semestre de 2025”.
Além de ter um problema de maquinário parado no Porto de Salvador por meses em 2024, houve a descoberta de trabalhadores em situação análoga à escravidão nas obras da fábrica, no final do mesmo ano.

Como está a fábrica hoje?
Esse período, ainda de testes para homologação definitiva do processo, vai durar pelo menos dois meses – até o final de agosto, início de setembro. Segundo apurado pela ISTOÉ DINHEIRO, há licenças pendentes.
Os carros chegam praticamente prontos. Isso porque, durante um ano, a operação vai funcionar no sistema SKD (Semi Knocked-Down), ou seja, com peças semidesmontadas, e importadas da China. A montagem “completa e plena” deve ocorrer em 2026. A planta vai evoluir gradualmente para uma produção nacional completa – que inclui estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.
A BYD também anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, é a primeira companhia oficialmente homologada.

Quais carros serão montados?
A lista de carros a serem montados também já mudou muito de dois anos para cá. Agora, a BYD fala que da planta sairão os híbridos Song Pro e King, o elétrico Dolphin Mini, além da cotada picape Shark.

Investimento
A fábrica, que foi utilizada pela Ford entre 2001 e 2021, onde produzia modelos como o Ka e EcoSport, foi entregue ao governo da Bahia em outubro de 2023, que cederia às mãos da chinesa.
A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari. Para a planta, a expectativa é de que sejam gerados dez mil empregos, entre diretos e indiretos. Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil empregos.
Além de veículos de passeio, a BYD vai produzir chassis de ônibus e montar caminhões. A companhia também deverá processar lítio e ferro fosfato, para baterias.
Sairão da planta 150 mil veículos ao ano a partir de 2026, com expansão para 300 mil na segunda fase. A companhia tem a meta de chegar em 600 mil.

O jornalista viajou a Camaçari (BA) a convite da BYD*