A montadora chinesa BYD está planejando ampliar a sua produção de carros elétricos, começando a produzi-los em território europeu para facilitar o acesso a países que têm um grande consumo desses veículos e se adiantando a um movimento da União Europeia de banir os carros com motor a combustão a partir de 2035 como parte do plano do bloco para reduzir suas emissões de carbono a zero.

Durante o Salão de Paris em outubro de 2022, a BYD apresentou três veículos elétricos ao mercado europeu: os modelos Tang (Tan), Han e Atto 3. Em 2023, a montadora, que é líder mundial na produção de carros elétricos, tem planos para comprar uma fábrica da Ford em Saarlouis, na Alemanha, que produz há anos o modelo Focus.

+Suzuki vai investir US$35 bi em veículos elétricos até 2030

+ Montadora chinesa BYD vai lançar 2ª marca de elétricos em 2023

De acordo com matéria publicada no Wall Street Journal (WSJ), os executivos da Ford já estariam negociando a venda da fábrica, que deve se tornar menos importante para a montadora americana já que o modelo irá ser descontinuado em 2025.

A negociação, no entanto, não deve ser tão fácil para os chineses: segundo o WSJ, existem outros 15 investidores interessados em adquirir a fábrica da Ford na Alemanha.