Os Sport Utility Vehicles, ou mais conhecidos como SUVs, são veículos que ganharam a preferência dos consumidores e fabricantes de automóvel ao redor do mundo. Mas eles têm sido alvo de um grupo de ativistas chamado de “Tyre Extinguishers” (Extintores de Pneus em tradução direta).

Os defensores do meio-ambiente iniciaram suas ações no Reino Unido, esvaziando pneus de utilitários em bairros nobres de Londres, e já surgiram em Nova Iorque (EUA) e, recentemente, no Canadá.

+ Ativistas climáticos esvaziam pneus de SUVs na Inglaterra

Segundo o Tyre Extinguishers, seus ativistas conseguiram “desarmar” 60 modelos de SUV na noite de 16 de julho, em Kitchener, Ontário (Canadá), em sua primeira investida. Já a polícia local afirma que o número está mais próximo de 30 veículos, de acordo com informações divulgadas pelo site Autoevolution.

Os proprietários dos SUV relataram que encontraram seus automóveis com um ou dois (ou até mesmo mais) pneus murchos e um panfleto no para-brisas, informando que a escolha do estilo de vida com o SUV está desempenhando um papel significativo nas alterações climáticas e na eventual morte do nosso planeta.

Em nota, o Tyre Extinguishers diz que “os SUVs são mais prejudiciais ao nosso clima do que as pessoas podem imaginar. Desde 2010, eles têm sido o segundo maior impulsionador do aumento das emissões globais de dióxido de carbono – mais do que toda a indústria da aviação”.

E completa: “sabemos que as pessoas ficarão frustradas, chateadas e/ou muito zangadas conosco. Infelizmente, não temos tempo a perder na redução de nossas emissões. As pessoas cujos pneus esvaziamos serão incomodadas, mas, em última análise, poderão se locomover usando transporte público, caminhando ou de bicicleta, como muitos outros moradores da região de Waterloo fazem”.

O que os ativistas reinvindicam

Eles querem ver proibições de SUVs em áreas urbanas, taxas de poluição para os utilitários e investimentos maciços em transporte público. A ação deve continuará até que as medidas se tornem realidade, afirma o grupo. O Tyre Extinguishers confirma que esta foi a primeira ação canadense e que já ocorreram iniciativas no Reino Unido, Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Suíça, Áustria, Holanda e Nova Zelândia.