Após franqueados da Cacau Show relatarem um clima de “seita” dentro da maior rede de franquias do Brasil, a empresa emitiu uma nota oficial dizendo que está sofrendo ataque injustos e explicou os rituais. Por meio do Instagram, foi dito que as publicações que circulam na internet são “inverídicas” e são “ataques injustos” à trajetória da empresa.

A Cacau Show destacou no comunicado que mais de 50% dos seus franqueados mantém parceria com a empresa há mais de 7 anos, “representados por um maduro Conselho de Franqueados”.

De acordo com os relatos, Alexandre Tadeu da Costa, fundador e CEO da empresa, seria a grande face dos momentos de “devoção” pela marca. Segundo reportagem do site Metrópoles, franqueados relatam que ao reclamarem de problemas passaram a ser perseguidos recebendo chocolates para vender com validade perto de expirar e produtos “encalhados”.

Muitos franqueados insatisfeitos chegaram a criar um perfil no Instagram chamado Doce Amargura para compartilhar os relatos daqueles que foram afetados pelos problemas. Ainda de acordo com o Metrópoles, a administradora da página é uma franqueada que optou pelo uso de um pseudônimo. No entanto, ela teria sido surpreendida por uma visita do vice-presidente da Cacau Show, Túlio Freitas. Ele teria perguntado para ela “o que era preciso” para que ela parasse com as investidas contra a empresa.

De acordo com o comunicado publicado pela empresa nesta segunda-feira, dia 2, as orações feitas pela empresa, por exemplo, são voluntárias e respeitosas à liberdade de crença. O chamado “ritual do cacau” foi descrito pela empresa como “uma vivência sensorial”. “Nada disso fere valores – pelo contrário: reforça o que somos”, disse a Cacau Show, em seu posicionamento.

“Nosso sucesso é fruto de paixão, trabalho e ética. Nós ouvimos as pessoas. Temos compromisso com a verdade. Seguimos trabalhando firme, sem segredo, sem mistério. Só trabalho e chocolate, mesmo”, acrescenta a nota.

Veja a nota na íntegra:

Instagram will load in the frontend.