07/11/2022 - 22:17
Já parou para pensar em quanto xixi passou pela água que você consome? Um artigo publicado no blog australiano Core Economics apresenta uma fórmula que solucionou essa dúvida e chegou à seguinte resposta: provavelmente cada copo de água que você bebe recebeu urina de, pelo menos, 10 seres vivos.
Como se sabe, todo o recurso hídrico da Terra é praticamente o mesmo nos últimos cinco bilhões de anos. Então, é lógico que a água que você está ingerindo já passou por todos os tipos de criaturas – incluindo humanos – em todo esse tempo.
+ Prefeito pede que Kiev se prepare para falta de luz e água
De acordo com o blog, a equação para se chegar à proporção de xixi é um pouco complicada, mas não impossível de ser feita: “total de urina” dividido pelo “total de água” = “taxa de micção vezes a biomassa dos vertebrados que já viveram” dividido pelo “total de água” = “biomassa média de vertebrados” vezes a “taxa de xixi por ano” vezes “tempo de existência de vertebrados” dividido pela ”água total”.
Como mostra o autor do artigo, Paul Frijters, professor visitante da Faculdade de Economia e Ciência Política de Londres, no Reino Unido, os átomos presentes, em média, em cada molécula de água já podem ter sido encontrados em 10 urinas diferentes – e isso é uma estimativa “conservadora”.
Para ele, o “mais provável” é que cada copo de água já tenha recebido o xixi de cerca de 25 seres vivos. Frijters aproveita para detalhar como se daria essa proporção: “a água foi mijada umas 10 vezes por um peixe, um mamífero mijou cerca de duas vezes e outras formas de mijo equivalem a 13 vezes. Apenas um pingo foi xixi de macaco”.
Vale dizer que o professor usou como base do cálculo a presença de 1,386 bilhão de km³ de recursos hídricos no planeta. Já em relação à urina, ele levou em conta a média de 800 km³ de xixi produzidos por cada ser humano durante toda a vida, o que significa que apenas um milionésimo dos átomos na molécula de água seria ligado à nossa espécie. Então, estamos bebendo urina reconstituída, mas não muito a que nós mesmos produzimos.
Apesar desse cálculo curioso, a água em nossa casa recebe produtos químicos durante o processo de tratamento, incluindo cloro e flúor. Ainda assim, não é recomendado o consumo diretamente da torneira, já que não se sabe quais contaminantes podem existir no trajeto do reservatório da empresa de saneamento até sua casa.
Por falar em água tratada, sabia que apenas 84% dos brasileiros têm acesso a ela? São quase 35 milhões de pessoas em nosso país sem acesso ao saneamento básico, de acordo com a ONG nacional Trata Brasil. Além disso, de acordo com a entidade, o consumo médio de água no país é de 152,1 litros por habitante ao dia – bem acima da recomendação das Nações Unidas, que é de 110 litros/dia.