O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é a porta entrada para diversos benefícios sociais no Brasil. Entre os programas para cadastrados estão o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a nova Tarifa Social de Energia (TSE), que levará gratuidade na conta para 16 milhões de famílias no país.

Assim, caso você esteja enquadrado nos requisitos para os programas, o primeiro passo é realizar seu cadastro. Veja a seguir como fazer.

Como fazer o Cadastro Único

A inscrição é realizada de forma presencial nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) ou em outros pontos de atendimento disponibilizados pelo governo municipal. Para saber as opções disponíveis e mais próximas de você, uma dica é telefonar para a prefeitura da sua cidade.

Também é possível ver todos os CRAS em atividade neste link 0u através do aplicativo do programa, disponível para download neste link.

O responsável pela família deverá comparecer no local de atendimento com os documentos de todas as pessoas da família que moram com ela. Veja os documentos necessários:

  • Documento com foto do responsável pela família
  • Comprovante de residência, preferencialmente conta de luz
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) de todas as pessoas que moram na casa

O CPF das demais pessoas que moram na casa pode ser substituído por certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, carteira de trabalho ou título de eleitor.

A carteira de trabalho não é obrigatória, porém ajuda no cadastramento.

Bolsa Família
Cartão Bolsa Família (Crédito/Divulgação)

Quem pode se inscrever

As famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo (R$ 759) por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único. Já aquelas com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.

Há programas voltados para deficientes, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, população em situação de rua, entre outros.

Posso me cadastrar morando sozinho?

Quem mora sem mais ninguém também pode se cadastrar no programa. No entanto, o governo federal está mais rigoroso com esse tipo de inscrição depois de identificar casos de pessoas que inscreveram mais de um membro da família para receber benefícios duplicados.

“Isso é muito ruim, porque famílias que precisam ficam sem o benefício, enquanto outras recebem duas vezes”, afirma o ministério do Desenvolvimento Social em nota.

Caso seu cadastro tenha sido cancelado porém você de fato mora sozinho, o programa recomenda ir até uma unidade do CRAS ou posto de atendimento para informar o erro.

Como consultar meu cadastro

Famílias cadastradas podem acessar suas informações do Cadastro Único diretamente pelo site neste link ou pelo aplicativo do Cadastro Único ou através do aplicativo, disponível para download neste link.

Através do aplicativo, será possível também ver informações sobre os programas que a família já acessa.

Principais programas que usam CadÚnico

  • Programa Bolsa Família;
  • Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
  • ID Jovem;
  • Carteira do Idoso;
  • Programa Minha Casa Minha Vida.