19/02/2015 - 8:51
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, aditivo ao contrato de codeshare atualmente vigente entre TAM Linhas Aéreas e Iberia Líneas Aéreas de España, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União. O aditivo insere no acordo original algumas rotas a serem operadas em código compartilhado pelas empresas, entre elas São Paulo-Madrid.
As duas companhias já atuam em parceria ofertando opções de destinos dentro da Europa e América do Sul, com a emissão de todos os trechos em um único bilhete. Pelo acordo, os passageiros que voam com a TAM até Madrid, na Espanha, têm acesso a Barcelona, Roma, Zurique, Dusseldorf, Genebra, Veneza, Tenerife, Bilbao e Asturias, utilizando a malha aérea da parceira. Em contrapartida, os passageiros da Ibéria têm acesso a Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Salvador, Florianópolis, Curitiba, Manaus, Brasília, Porto Alegre e Recife.
As requerentes destacam em documento enviado ao Cade que o contrato principal não prevê reserva de assentos, qualquer forma de ingerência de uma parte sobre a outra, cláusulas potencialmente restritivas à concorrência ou troca de informações concorrencialmente sensíveis.