O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição de 50% das ações da empresa Porto do Pecém Geração de Energia pertencentes à Eneva pela EDP – Energias do Brasil. Com o fechamento da operação, a EDP, que já detém 50% da empresa, passará a controlar 100% das ações da companhia. A decisão consta de despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A empresa Porto do Pecém controla usina termelétrica de mesmo nome localizada no Estado do Ceará, com potência instalada de 720 MW. A transação foi anunciada pela Eneva em dezembro do ano passado, quando informou que receberá R$ 300 milhões pela venda de sua participação no capital social da usina.

“Tais recursos serão utilizados para o fortalecimento da posição de caixa da companhia e, assim, permitir o avanço das medidas necessárias para a adequação da sua estrutura de capital, não obstante a preservação dos seus interesses e de seus stakeholders, afirmou em comunicado a Eneva, que pertence ao grupo alemão E.ON e ao grupo do empresário Eike Batista e está em processo de recuperação judicial.