28/03/2016 - 9:09
A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o ato de concentração envolvendo Affonso Brandão Hennel e Toshiba Corporation. O despacho pela aprovação está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 28.
A operação consiste na aquisição de controle unitário da Semp Toshiba, por meio da transferência para Affonso Brandão Hennel de todas as ações em posse do Grupo Toshiba. A partir dessa operação, segundo o Cade, o comprador passará a ter a totalidade do capital votante e cerca de 90% do capital corporativo da empresa.
Segundo dados disponibilizados pelo Cade, Affonso Brandão Hennel, comprador da operação, é sócio majoritário da Semp Toshiba Amazonas S.A. (Semp Toshiba), empresa atuante no mercado de fabricação e comercialização de produtos de áudio, vídeo e informática. A Toshiba Corporation, vendedora, é uma empresa multinacional de origem japonesa e controladora em última instância do Grupo Toshiba, que atua nas indústrias mecânica, eletroeletrônica e de informática. O Grupo Toshiba no Brasil possui 11 empresas, dentre elas, a Semp Toshiba Amazonas S.A.
A avaliação feita pela superintendência do Cade foi de que a operação “não representa alterações na estrutura de oferta do mercado de fabricação e comercialização de áudio, vídeo e informática” e que não “levanta preocupações sob o ponto de vista concorrencial”.