A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, o ato de concentração entre a Leão Alimentos e Bebidas Ltda., Laticínios Verde Campo Ltda. (LVC) e Verde Campo Comercial e Logística Ltda. (VCC). O despacho com a aprovação está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 2.

A Leão é uma empresa do Grupo Coca-Cola e tem como principal atividade a produção e venda de concentrados e bases para bebidas em geral. A LVC fabrica e comercializa produtos derivados do leite. A VCC é responsável pela parte das atividades auxiliares ao negócio adquirido, ou seja, logística e comercialização dos produtos fabricados pela LVC.

Segundo informações disponibilizadas pelo Cade sobre a operação, trata-se da aquisição por parte da Leão da totalidade das quotas representativas do capital social da LVC. Além disso, a operação contemplará a transferência para o Grupo Coca-Cola, no todo ou em parte, das atividades de logística e comercialização, hoje realizadas pela VCC.

A avaliação da superintendência do Cade foi de que a transação não resulta em sobreposição horizontal ou integração vertical “visto que o Grupo Coca-Cola não atua no mercado de produtos derivados do leite ou no mercado de captação de leite in natura. Nesse sentido, trata-se de substituição de agente econômico, sem impactos em termos concorrenciais”.