O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, por unanimidade e sem restrições, a aquisição de ações da NSP Investimentos – e, indiretamente, do controle da Braskem – pelo fundo de investimentos em participação Petroquímica Verde, ligado ao empresário Nelson Tanure, conforme comunicado ao mercado da Braskem nesta quarta-feira.

A companhia cita correspondência sobre a atualização do processo recebida pela acionista Novonor, no qual ela acrescenta que “os termos e condições do ato de concentração submetido à apreciação do Cade não possuem caráter definitivo e vinculante quanto à potencial transação”.

+ Grupo Casino e ex-CEO enfrentam julgamento por manipulação de preços e corrupção na França
+ Americanas aceita proposta para venda da Uni.Co por R$ 152,9 milhões

A Novonor também ressaltou na correspondência à Braskem que “a depender da evolução das tratativas entre NSP Inv e Fundo, as quais seguem em curso, novos termos e condições quanto à potencial transação poderão vir a ser ajustados entre as referidas partes”.

Sinal verde

O Cade já tinha dado o aval para uma potencial transação envolvendo as ações de emissão da NSP Investimentos em meados de julho.

A Novonor recebeu em maio uma proposta do fundo Petroquímica Verde para aquisição do controle da Braskem, cujo prazo para exclusividade expirou em agosto sem um desfecho. Bancos credores e a gestora IG4, conforme publicado na mídia, passaram a negociar sobre as ações da Braskem.

Na última sexta-feira, a Braskem afirmou que contratou assessores financeiros e jurídicos para auxiliar a companhia na elaboração de um diagnóstico de alternativas econômico-financeiras para otimizar a sua estrutura de capital.