13/05/2022 - 19:10
Mais de oito milhões de famílias podem perder os benefícios sociais do governo federal caso não atualizem suas informações no CadÚnico, cadastro que reúne programas como o auxílio-Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Uma das condições para receber esses auxílios é manter o CadÚnico atualizado. Ele deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre quando houver alguma alteração na composição familiar ou renda da família e de endereço.
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Por conta da pandemia de covid-19, famílias que atualizaram seus cadastros em 2016 ou 2017 serão convocadas ao longo do ano. Quem está com averiguação cadastral pendente tem até o mês de junho para regularizar a situação. Já as famílias em situação de revisão cadastral, podem atualizar os dados até o mês de dezembro.
Como saber a situação cadastral?
No aplicativo do CadÚnico as famílias podem saber como está a situação cadastral delas. Mensagens no aplicativo do auxílio Brasil e no recibo de pagamento do benefício, além de recados na conta de luz para quem tem a Tarifa Social de Energia também serão meios do governo avisar da necessidade de atualização.
Caso não haja nenhuma informação diferente da última entrevista prestada, a família poderá fazer a atualização de dados via confirmação no próprio aplicativo do CadÚnico. Caso haja alguma mudança, a solicitação deverá ser feita em um posto de cadastramento em uma nova entrevista.
No ato de realização do cadastro ou atualização, será necessário apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento (caso seja casado civilmente);
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor.