11/08/2022 - 18:26
NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros de café robusta na ICE atingiram seu preço mais alto em 5 meses e meio nesta quinta-feira, diante de preocupações com o aperto da oferta do principal produtor, Vietnã, e pela redução das exportações do Brasil. Os preços do açúcar bruto também subiram.
CAFÉ
* O café robusta de novembro fechou em alta de 74 dólares, ou 3,4%, a 2.223 dólares a tonelada, atingindo seu maior nível desde o final de fevereiro, a 2.227 dólares.
* Os preços domésticos do café no Vietnã, o maior produtor mundial de robusta, subiram esta semana em meio ao aperto na oferta de grãos, com os exportadores dizendo que estavam lutando para comprar grãos nos últimos meses.
* “Reduzimos a previsão de safra do Vietnã em 1 milhão e 2 milhões de sacas para as safras 2021/22 e 2022/23, respectivamente”, disse o Citi em nota.
* O Rabobank disse em nota que as torrefadoras brasileiras estão comprando a maioria dos robustas locais para reduzir os custos de seus “blends”, prejudicando as exportações brasileiras de robusta, que estão 60% abaixo da temporada anterior.
* O café arábica de dezembro subiu 3,9 centavos de dólar, ou 1,8%, para 2,1955 dólares por libra-peso, atingindo antes a máxima de um mês de 2,20 dólares.
AÇÚCAR
* O açúcar bruto para outubro fechou em alta de 0,21 centavo, ou 1,1%, a 18,49 centavos de dólar por libra-peso, atingindo uma máxima de três semanas de 18,50.
* Os negociantes disseram que o açúcar estava ganhando apoio de um dólar fraco e de um quadro macro positivo geral depois que os números da inflação nos EUA foram mais suaves do que o esperado, sugerindo aumentos menos agressivos das taxas de juros daqui para frente.
* A investidora estatal dos Emirados Mubadala Investment Co e a empresa de energia Raizen estão na rodada final para adquirir a joint venture brasileira de etanol BP Bunge Bioenergia, a terceira maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, disse uma fonte com conhecimento do assunto.
* O açúcar branco de outubro subiu 5,40 dólares, ou 1,0%, a 555,10 dólares a tonelada.
(Reportagem de Marcelo Teixeira e Maytaal Angel)
((Tradução Redação São Paulo))