A Caixa Econômica Federal vai depositar nesta segunda-feira (20) os valores do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores que têm direito e que nasceram em abril.

Esses beneficiários terão o direito retirar do FGTS até R$ 1.045. Isso considerando a soma de todos os saldos de suas contas  ativas ou inativas com saldo no Fundo.

+ Milhares de contas do auxílio emergencial foram suspensas por fraude
+ Saque emergencial do FGTS em espécie será liberado no dia 25 para nascidos em janeiro
+ Câmara aprova MP que dá prazo para devolução de auxílio emergencial

O benefício foi uma das maneiras que o governo federal encontrou para contribuir com os trabalhadores durante o enfrentamento do estado de calamidade pública por causa da pandemia de do coronavírus.

O pagamento do saque emergencial será feito por meio de crédito na Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores.

Total

Segundo a Caixa Econômica Federal, os valores que serão liberados, conforme todo o calendário, vão atingir mais de R$ 37,8 bilhões.

Estimativas do governo federal apontam para, aproximadamente, 60 milhões de trabalhadores que têm direito ao benefício.

Todos os pagamentos foram estabelecidos com base na data de nascimento dos trabalhadores, mas considerando o mês para o deposito do valor.

Caso o beneficiário não movimente a conta de economia social digital, onde será depositado o valor, até 30 de novembro deste ano, o dinheiro será devolvido à conta do FGTS.

Esta devolução terá toda a remuneração devida do período, sem prejuízo para o trabalhador.

Se após esse prazo o trabalhador decidir fazer o saque emergencial, poderá solicitar pelo Aplicativo FGTS até 31 de dezembro de 2020.

O banco público mantém canais de atendimento para tirar dúvidas sobre o saque emergencial do FGTS. São eles o site fgts.caixa.gov.br ou o telefone 111 – opção 2, Internet Banking Caixa e aplicativo do FGTS.