A Caixa anunciou que começará no dia 24 de novembro a primeira etapa de disponibilização do vale-recarga de gás de cozinha (GLP) para beneficiários do programa Gás do Povo, lançado em setembro pelo govern0 Lula.

Nesta fase inicial, cerca de 1 milhão de famílias serão contempladas em 10 capitais, incluindo Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

+ Gás do povo: quem terá direito e onde retirar botijão de graça

O novo programa é uma versão ampliada e e em outro modelo do atual auxílio-gás, que atende cerca de 5 milhões de famílias. Até então. o benefício era pago em dinheiro. Agora, será oferecida a gratuidade na compra do botijão. A expectativa do governo é atender 15,5 milhões de famílias em todo o país com o programa até março de 2026.

O vale-recarga será concedido às famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com base em critérios como inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), renda per capita de até meio salário-mínimo e cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. Terão prioridade as famílias que já recebem o Bolsa Família.

Como vai funcionar

A partir do dia 24 de novembro, as cerca de 1 milhão de famílias poderão realizar a recarga gratuita do botijão nas revendas cadastradas que aderiram voluntariamente ao programa, por meio de validação eletrônica fornecida pela Caixa. Saiba mais aqui.

O responsável familiar poderá retirar o gás utilizando:

  • cartão com chip do Bolsa Família e senha
  • cartão de débito de conta CAIXA e senha
  • CPF com código de validação enviado ao celular cadastrado

Como consultar

A Caixa não informou o cronograma de expansão do programa. Apenas reafirmou que a previsão é que até março de 2026 o programa alcance 15 milhões de famílias em todo o país, “com transição gradual do modelo anterior”.

Os beneficiários poderão consultar seu direito ao vale recarga Gás do Povo nos seguintes canais:

    • Aplicativo “Meu Social” (do Governo Federal)
    • Portal Cidadão Caixa
    • Atendimento CAIXA Cidadão – 0800 726 0207

É possível ainda esclarecer dúvidas sobre o programa pelo telefone 121 e SAC CAIXA – 0800 726 0101.