19/10/2021 - 4:45
A mineração de criptomoedas traz algum impacto ambiental. De acordo com as últimas informações, o calor gerado por sistemas de mineração de Bitcoins vai ser usado para aquecer uma cidade no Canadá.
A MintGreen é uma empresa do Canadá destinada à mineração de criptomoedas, mas com o objetivo de o fazer através de tecnologias ecológicas e limpas. Dessa forma, a empresa está desenvolvendo uma parceria com a Companhia de Energia Elétrica de Lonsdale de forma a fornecer aquecimento doméstico e industrial para a cidade de North Vancouver através do processo de mineração de Bitcoins.
+ Criptomoedas enfraquecem sanções econômicas de Washington
De fato, o projeto da MintGreen é que as suas ‘caldeiras digitais’ recuperem 96% da energia gerada na mineração de Bitcoins como calor que depois será usado para abastecer as comunidades e para processos industriais.
Esta nova fonte de calor será implementada no próximo ano de 2022 e vai evitar a produção de 20.000 toneladas gases de efeito de estufa por megawatt.
De acordo com Colin Sullivan, CEO da MintGreen, em entrevista ao site Coindesk, a empresa usa uma tecnologia de ‘imersão’ que capta o calor produzido na mineração e o direciona para concessionárias de água quente, conhecidas como “District Energy”, para depois ser encaminhado para o cliente. O executivo adiantou que uma dessas concessionárias fornece cerca de 100 prédios e vai vender o aquecimento por via de um acordo contratual a longo prazo.
A reutilização do calor da mineração não é um processo novo, no entanto tem sido usado em menor escala. A MintGreen pretende então que o sistema esteja instalado e a funcionar até ao inverno do próximo ano.
De acordo com os censos de 2016, a cidade de North Vancouver conta com uma população de 52.898 pessoas.