No Brasil ainda existem 15 opções de modelos de carros com pedal de embreagem e alavanca para troca manual de marchas. O chamado câmbio manual sobrevive quase que unicamente em modelos de entrada.  A maioria é formada por hatches e sedans compactos equipados com motor 1.0.

Em épocas passadas o consumidor preferia carros com esse tipo de câmbio. Os veículos automáticos eram vistos com desconfiança, porque tinham manutenção cara e difícil. Também pioravam o desempenho e o consumo de combustível.

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Desde a vidada do século o cenário começou a mudar, o câmbio automático começou virar a preferência do consumidor, graças a tecnologias de gerenciamento eletrônico, trocas sequenciais e mais marchas. Até então, só tinham três ou, no máximo, quatro velocidades.

A partir de 2020, os carros automáticos tornaram-se mais vendidos no segmento de zero-quilômetro queridos e ultrapassaram os equipados com câmbio manual.

As opções, entre carros de passeio, no Brasil com esse tipo de caixa de marchas são Chevrolet Onix, Chevrolet Onix Plus, Citroën C3, Fiat Mobi, Fiat Argo, Fiat Cronos, Fiat Pulse, Hyundai HB20, Hyundai HB20S, Peugeot 208, Renault Kwid, Renault Stepway, Renault Logan, Renault Duster e Volkswagen Polo. Na lista ainda deveriam constar Gol e Voyage, os dois da Volkswagen, mas, como ambos estão prestes a sair de linha, ficaram de fora.