A história empresarial da família Camicado começa numa lavoura em São Carlos, interior de São Paulo, passa pelas barracas de verduras das feiras livres da capital paulista e termina dentro das lojas da Camicado Houseware, rede especializada em presentes e utensílios domésticos. Termina, não. A cadeia regional se prepara agora para viver um novo capítulo: deixar de ser uma empresa paulista para desbravar o território nacional. Dentro dos próximos cinco anos, pretende abrir 30 lojas nas regiões Sul e Sudeste do País ? até então, onze das suas 12 unidades estavam localizadas no Estado de São Paulo. Com a expansão, a Camicado passa a ser a primeira rede do gênero com atuação nacional. O projeto será financiado com o lucro da empresa ? ao final de 2008, ela terá investido cerca de R$ 100 milhões na abertura de novos pontos. Os donos não querem franquia, mas admitem a entrada de investidor. A empresa, hoje, cresce 20% ao ano (já descontada a inflação), faz mais de 3 mil listas de casamento por mês, tem 700 funcionários e lojas com 8 mil itens (um supermercado da vizinhança tem, em média, 20 mil). O seu faturamento, porém, é um segredo, como é típico das empresas familiares japonesas. ?Sempre fomos empreendedores. Com 15 anos eu já tinha a minha barraca?, diz Marie Camicado, a caçula de cinco irmãos e a única que atua na linha de frente da rede ? os outros participam da administração, mas ficam nos bastidores. ?Eu sempre sonhei alto. Cansei de armar e desarmar barraca todo dia.?

A idéia, desde o começo, era criar um conceito inédito no varejo: uma loja só de artigos para casa, nem muito sofisticada nem muito popular, com preço competitivo e mix diversificado. O plano mostrou-se oportuno. A abertura das primeiras Camicado no final dos anos 80 coincidiu com a decadência das lojas de departamento como Mappin e Mesbla, o principal canal de distribuição desse tipo de produto. A partir daí, o setor de utilidades domésticas, que já era pulverizado, ficou sem nenhum nome de peso. ?A Camicado soube aproveitar esse espaço?, afirma Eugênio Foganholo, sócio da Mixxer consultoria em varejo. ?Esse segmento continua carente no Brasil. Além de regionais, as lojas focaram em dois públicos: o de luxo e o popular?.

A primeira experiência da Camicado fora do território paulista foi em Curitiba, no começo deste ano. A próxima cidade da lista é o Rio de Janeiro. Em seguida, virá Belo Horizonte. ?O objetivo, no começo, é ir para os Estados mais próximos de São Paulo?, diz Fábio Kow, diretor de projetos da Camicado. Na companhia, cada passo é planejado. Minolu, irmão de Marie, sempre foi obcecado pela idéia de crescer de forma sustentada, no ritmo ?anda, para, toma fôlego e volta a andar?. Essa filosofia é um legado da matriarca dos Camicado, a dona Hilda. Ao se ver viúva e com cinco filhos pequenos, ela abandonou a lavoura e foi buscar a sorte na cidade grande. Encontrou.