Você pode nunca ter ouvido falar de Raphael Biderman, pouco menos sobre o trabalho de André Gadelha ou Roberta Kosaka, mas vale prestar atenção nesses nomes. Principalmente se aplica o seu dinheiro na Bolsa de Valores. Longe dos holofotes, eles são líderes absolutos de audiência da rede eletrônica de finanças. De forma discreta, os três analistas assinam os relatórios de recomendação de investimentos mais lidos no sistema First Call Thomson, que distribui o material de 25 corretoras brasileiras para cerca de um milhão de clientes nacionais e internacionais, entre bancos e administradores de fundos. ?Fizemos uma pesquisa de preferência que funciona como um ibope ?, explica Arthur Selke, diretor da Thomson Financial, responsável pelo estudo.

No mês de maio, o relatório sobre as perspectivas da Embratel assinado pelo analista de telecomunicações André Gadelha, do Banco Pactual, reinou entre a preferência dos investidores. Qual o segredo do sucesso? Se você pensa que Gadelha fica atrás de boatos para descobrir uma estratégia sigilosa da empresa está bastante enganado. ?Fofocas e conversas de bastidores não têm efeito?, diz o analista. Também, é claro, não basta simplesmente traduzir os números do balanço financeiro. Neste momento, no qual a credibilidade de informações sobre as companhias de capital aberto vale ouro no mercado, ele conquistou a preferência pela abordagem técnica, baseada em complexos cálculos.

 

O analista do Pactual traçou três diferentes cenários no qual a operadora de telefonia poderia crescer ou perder participação no setor, de acordo com os seus fundamentos econômicos e operacionais. A empresa, por exemplo, anunciou que iria crescer 10% na transmissão de dados. A informação foi confrontada com a sua capacidade financeira, técnica e a demanda do mercado. Assim, conseguiu avaliar quais as chances de a expansão se concretizar. No final, o analista do Pactual concluiu que não era o momento de investir na Embratel. Apesar de não ter sido premonitório sobre o escândalo da americana World Com (controladora da Embratel), os acontecimentos seguintes só vieram reforçar a tese defendida por Gadelha.

?As hipóteses de valorização ou perda precisam ter argumentos convincentes. No meio de tantos relatórios, o investidor irá abrir apenas aquele que irá acrescentar dados?, explica Raphael Biderman, analista do Unibanco. Nenhum dos seus trabalhos foi campeão de audiência, mas junto com o seu parceiro Edigimar Maximiliano, o seu nome está entre os cinco analistas mais lidos no mês de maio. A popularidade na rede financeira chega a 6%, classificação máxima na categoria. Ou seja, cerca de 600 mil investidores acessaram o seus trabalhos. Para conquistar a posição, eles não mediram esforços na tentativa de acertar as recomendações de compra ou venda de ações. No setor de telecomunicações, estudam legislação, tecnologia e ficam de olho nas tendências do mercado internacional. Ainda contam com o forte sistema de divulgação do banco. Entre as corretoras que mais publicam relatórios, o Unibanco lidera com 19% do total. A segunda colocada é a Fator Doria, que detém 16,99%.

 

América Latina. No entanto, não basta escrever vários relatórios por semana para conquistar a cobiçada atenção dos investidores. Prova disso é a boa colocação da analista Roberta Kosaka, da corretora Itautrade, que acompanha os setores de telecomunicações, varejo e têxtil. Kosaka conseguiu romper fronteiras. Na pesquisa trimestral da Thomson, ela ocupa o segundo lugar entre os analistas mais lidos na América Latina, onde a disputa é bem maior ? são distribuídos materiais de 125 corretoras latinas. Nos seus relatórios só aparecem empresas que apresentam boas oportunidades de investimento. ?É difícil achar um negócio promissor. Por isso, restrinjo o meu trabalho dessa forma. Vou ao que interessa?, diz. Essas dicas preciosas dos analistas de sucesso não são privilégios dos grandes aplicadores. Os investidores de pequeno e médio porte, que não têm acesso ao First Call, podem obter esses relatórios nas corretoras. Já que esse time conta com o aval dos experts no assunto vale dar uma olhada.