09/01/2013 - 23:00
Patrocínio
O São Paulo começou 2013 com bons motivos para comemorar. O time do Morumbi anunciou o acerto com a Penalty, do grupo brasileiro Cambucy, que volta a patrocinar o clube depois de 11 anos. O contrato vai garantir aos seus cofres R$ 35 milhões anuais, até 2015. Em dezembro, outros dois contratos milionários foram fechados por grandes clubes brasileiros. O Corinthians, ainda comemorando o título mundial de clubes, receberá R$ 30 milhões por ano até 2022 da americana Nike. Já o Flamengo fechou com a Adidas o maior valor absoluto para estampar o logo da fabricante alemã em seu uniforme: R$ 360 milhões até 2023.
Esportes
Bola oval no ar
Começou a movimentação para o Superbowl, o evento com o espaço de anúncios televisivos mais caro do mundo, com pacotes que chegam a US$ 3,8 milhões. A final do futebol americano trará, no dia 3 de fevereiro, alguns de seus tradicionais anunciantes, como Pepsi, Bud Light e Axe. Já a fabricante de chocolates Mars volta pelo segundo ano, após chamar a atenção com a campanha de 2012 para a marca M&M’s.
Produtos
Refrigerante da moda
A estilista mineira Patrícia Bonaldi, que veste atrizes brasileiras, como as globais Flávia Alessandra e Giovanna Antonelli, desenhou a embalagem de uma edição limitada de latas do Guaraná Antarctica Zero. Elas circularão em São Paulo e no Rio de Janeiro, em formato de 269 mililitros, inédito no mercado de refrigerantes brasileiro. A campanha é da Cross Networking, do grupo Holding Clube.
Campanhas
Camila Pitanga é pop
A estrela da publicidade brasileira, em 2012, foi a atriz Camila Pitanga, que desbancou a modelo Gisele Bündchen do topo do ranking, segundo a empresa Controle da Concorrência. Camila participou de 7.336 inserções publicitárias na tevê aberta. Tal número foi alcançado com campanhas feitas para o grupo Pão de Açúcar, Ferrero, Unilever e, principalmente, para a Caixa Econômica Federal.
Marketing
Nós vamos invadir sua praia
A cerveja Itaipava, do grupo Petrópolis, é a patrocinadora oficial das praias cariocas. Todas as barracas de vendas, além das cadeiras da orla da capital do Rio de Janeiro, levarão a identidade visual da bebida.
Bate-papo
Marcelo Trípoli, CEO da iThink
O fundador da iThink fala à DINHEIRO sobre o novo perfil das marcas no mundo atual e sobre as negociações para a venda da agência:
O que caracterizou 2012 e deve seguir influenciando nos próximos anos?
Existe uma tendência de as marcas buscarem impactar a vida das pessoas. Elas podem fazer isso entregando conteúdo e entretenimento. Isso pode acontecer com um banco promovendo a saúde financeira, ou com uma empresa de alimentos ajudando as pessoas a levar uma vida saudável.
Isso tem muita relação com a comunicação pela internet?
Muitas dessas ações acontecem offline. A SulAmérica, por exemplo, já há algum tempo patrocina uma rádio que fala sobre trânsito em São Paulo.
O mercado brasileiro segue atraente para os grandes grupos internacionais?
O mercado brasileiro é um dos que mais crescem no mundo e a internet é a mídia que mais cresce no mercado brasileiro. A iThink está sempre sendo abordada por empresas interessadas. Há grande probabilidade de, neste ano, fazermos parte de um grande grupo, pois mantivemos conversas com mais de um deles.