20/05/2009 - 7:00
Nome: Country Club of the North
Onde fica: Beavercreek, Ohio (EUA)
Tamanho: 1,7 milhão de m2
Campo: 18 buracos
Preço: US$ 4,5 milhões
Em meados da décadade 60, quando Pete Dye, especialista em construir campos de golfe, chamou o premiado jogador Jack Nicklaus para fazer um campo, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, o setor passou por uma revolução. É que foi a partir daí que o golfe deixou de ser apenas um esporte elitista para se tornar uma indústria lucrativa capaz de atrair endinheirados dispostos a pagar fortunas para ter greens perfeitos em paisagens exuberantes. Ostentar um campo de golfe particular era sinônimo de valorização ? algumas propriedades alcançavam um índice de até 40%. Isto até o início da crise econômica. Assim como o restante do setor imobiliário, o mercado de campos de golfe passou a sofrer com a escassez de crédito. Resultado: os donos dessas propriedades estão vendendo em uma liquidação. Grandes imobiliárias americanas como a Corcoran e a CBRE, por exemplo, estão sendo contratadas para encontrar compradores. ?Um campo de golfe é um negócio lucrativo e atrai novos jogadores?, defende Jeff Woolson, gerente de vendas da CBRE. O problema é que, depois da crise, as pessoas pararam de frequentar clubes exclusivos para economizar. ?Hoje é possível encontrar ofertas de até US$ 500 mil por campos que custavam cerca de US$ 1 milhão?, diz Woolson.
Nome: Three Ponds Golf Course
Onde fica: Hamptons, Nova York (EUA)
Tamanho: 242 mil m2
Campo: 18 buracos
Preço: US$ 68 milhões
Dentre as ofertas da imobiliária estão o clube Yellowstone, um resort de golfe e esqui localizado no Estado de Montana. Destino de milionários como Bill Gates e Donald Trump, o clube encontra-se em dificuldades financeiras desde que a situação econômica do país mudou. As ofertas pelo resort começam em US$ 100 milhões, mas, até agora, ninguém se arriscou a fazer a compra. A CBRE teve mais sorte em propriedades menores. Após um longo período, conseguiu vender um condomínio na cidade de Beavercreek, em Ohio, batizado de Country Clubofthe North, por US$ 4,5 milhões, e um outro campo, de 27 buracos, localizado em Jamul, na Califórnia, desenhado pelo ex-golfista Gary Player, por US$ 12,75 milhões. ?Os preços do mercado em geral estão mais baixos. Mas, sem financiamento, o mercado está bem devagar?, aponta Woolson. Além disso, ter um campo de golfe exige um alto custo de manutenção, o que pode afastar alguns compradores. Gastos com irrigação, conservação do design, fertilizantes e outros custos podem chegar a mais de US$ 2 milhões por ano, dependendo das dimensões do terreno. Por esta razão é que a americana Susan Breitenbach, vice-presidente da corretora Corcoran, não se arrisca a fazer uma estimativa de quando conseguirá vender o ThreePondsGolfCourse, localizado nos Hamptons, um balneário de luxo próximo à Nova York. À venda por US$ 68 milhões, a propriedade de 242 mil metros quadrados conta com um campo de golfe, 14 jardins e três lagos. ?Estamos vendendo com um desconto de US$ 8 milhões, mas não creio que encontraremos compradores a curto prazo?, diz Susan Breitenbach.
Desenvolvimento acelerado: no Brasil, o Damha Golf Club comemora a venda de 500 terrenos em três meses e começa a construir seu segundo campo
Enquanto os Estados Unidos sofrem com os efeitos da crise, o mercado brasileiro encontra-se em um bom momento. ?Estamos acelerando todos os nossos empreendimentos?, diz Carlos Gonzalez, presidente do DamhaGolfClub, um residencial localizado em São Carlos, interior de São Paulo. Inaugurado há menos de três anos, o Dahma está concluindo a construção de um segundo campo, de proporções menores, em um investimento de R$ 1,5 milhão. Mais: os 500 terrenos disponíveis foram vendidos em apenas três meses. ?Até o final do ano, pretendemos abrir mais um lote para vendas?, diz Gonzalez. As tacadas no mercado brasileiro não param por aí. A NGA Golf, especializada em construir e reformar campos, também comemora o aumento da procura por empreendimentos envolvendo o esporte da bolinha branca. Atualmente, a empresa está envolvida em seis projetos de campos ligados a condomínios, entre eles o primeiro campo de golfe da Paraíba. ?A presença de um campo de golfe triplica a valorização de um condomínio?, explica Sebastião Neres, proprietário da NGA Golf. O Brasil conta hoje com 110 campos, contra 25 mil nos Estados Unidos. Estima-se que para campo novo construído apareçam 200 novos golfistas. ?Enquanto nos Estados Unidos o golfe já é muito popular, no Brasil há muito espaço para crescer?, aposta João Crestana, presidente do Secovi, o sindicato das imobiliárias.
Nome: Steele Canyon Golf Club
Onde fica: Jamul, Califórnia (EUA)
Tamanho: 2,9 milhões de m2
Campo: 27 buracos
Preço: US$ 12,7 milhões