O candidato opositor Óscar Iván Zuluaga reconheceu neste domingo sua derrota no segundo turno da eleição presidencial da Colômbia e felicitou o presidente Juan Manuel Santos, que ficou com 50,93% dos votos e conseguiu a reeleição para um mandato de quatro anos.

“Quero felicitar o presidente Santos, a democracia consiste nisto”, afirmou Zuluaga, um dirigente de direita que obteve 45,02% dos votos, de acordo com a autoridade eleitoral.

Em uma votação fundamental para o futuro do processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que Zuluaga questionava, Santos conseguiu vencer em Bogotá e nas regiões da costa do Caribe, enquanto Zuluaga recebeu mais apoio na zona central do país.

“Perdemos com honra, com integridade”, disse Zuluaga, herdeiro político do influente ex-presidente e senador eleito Álvaro Uribe, ao se dirigir a milhares de seguidores reunidos em sua sede de campanha, no centro da capital.

“Farc nunca mais”, gritavam os militantes, em referência a um dos eixos da campanha de Zuluaga, que não aceita a forma como o governo negocia uma solução para o conflito armado de meio século na Colômbia.

“Estou muito orgulhoso de ter sido o candidato do uribismo”, ressaltou Zuluaga, ex-ministro da Fazenda de Uribe.

O presidente Juan Manuel Santos, que governa com uma coalizão de centro-direita e obteve o apoio da esquerda nesta eleição, venceu com 7.807.083 votos, com 99,81% dos votos apurados.

an/ad/dm