A Associação Americana do Coração publicou nesta quinta-feira (18), um relatório científico que lista os sintomas mais comuns de seis doenças cardiovasculares, além de outras características menos conhecidas, mas que também podem indicar algum problema. A entidade explica como esses sintomas são experimentados ao longo do tempo e que eles podem ser diferentes entre homens e mulheres.

Doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes em todo o mundo e envolvem várias condições, incluindo: ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, doença valvular, acidente vascular cerebral, distúrbios do ritmo cardíaco e doença arterial periférica.

Testosterona pode deixar o homem mais “afetuoso” e um “super parceiro”, aponta pesquisa

“Os sintomas dessas doenças cardiovasculares podem afetar profundamente a qualidade de vida, e uma compreensão clara deles é fundamental para um diagnóstico eficaz e decisões de tratamento”, ressalta a professora Corrine Y. Jurgens, presidente do comitê de redação da declaração científica.

Jurgens aponta que algumas pessoas podem não considerar sintomas como fadiga, distúrbios do sono, ganho de peso e depressão como características significantes para uma visita ao médico ou até mesmo relacioná-las a doenças cardiovasculares. “No entanto, pesquisas indicam que sintomas sutis como esses podem prever eventos agudos e a necessidade de hospitalização”, explica.

Apesar de a dor no peito, formigamento nos braços e suor frio serem os sintomas mais conhecidos e frequentes em pessoas com doenças cardiovasculares, há outras sensações que podem remeter ao problema, principalmente quando se trata de um quadro inicial. Conheça alguns deles.

Ataque cardíaco

O ataque cardíaco, também chamado de síndrome coronariana aguda, inclui o infarto agudo do miocárdio, e trata-se da perda súbita do fluxo sanguíneo para o coração.

O sintoma mais frequentemente associado a essa condição é a dor no peito, descrita como uma pressão ou desconforto que pode irradiar para a mandíbula, ombro, braço ou parte superior das costas. 

Falta de ar, sudorese ou suor frio, fadiga incomum, náusea e tontura também são sintomas adicionais, segundo o relatório. 

“Esses sintomas adicionais costumam ser chamados de ‘atípicos’, no entanto, […] esse rótulo pode ter sido dado devido à falta de mulheres incluídas nos ensaios clínicos dos quais as listas de sintomas foram derivadas. As mulheres são mais propensas do que os homens a relatar mais sintomas além da dor no peito”, diz o comunicado.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca se dá quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para todas as partes do corpo. A falta de ar é um sintoma clássico, mas há outros indícios: dor de estômago, náuseas, vômitos e perda de apetite; cansaço; intolerância ao exercício (relacionada à fadiga e falta de ar); insônia; dor (no peito e outras); distúrbios do humor (principalmente depressão e ansiedade); e disfunção cognitiva (névoa cerebral, problemas de memória).

“Na insuficiência cardíaca, as mulheres relatam náuseas, palpitações e alterações digestivas, além de níveis mais intensos de dor (em outras áreas do corpo, não apenas no peito), inchaço e sudorese”, aponta o relatório.

Doença da válvula cardíaca

A doença da válvula cardíaca, que pode apresentar problemas no fluxo sanguíneo do coração, é uma causa comum de insuficiência cardíaca e também é reconhecida pela falta de ar.

Casos leves às vezes não apresentam sintomas por anos, depois é possível que as mesmas características da insuficiência apareçam. Além disso, essa condição pode causar ainda hipertensão pulmonar.

AVC

O derrame ou AVC (acidente vascular cerebral) ocorre quando há bloqueio ou rompimento de um vaso sanguíneo que supre o cérebro.

Além da paralisia em um lado do rosto, um dos braços pode ser afetado e também a fala pode ser comprometida. Confusão, tontura, perda de coordenação ou equilíbrio e alterações visuais também podem ocorrer.

“As mulheres que sofrem um acidente vascular cerebral são mais propensas do que os homens a ter outros sintomas menos familiares, além dos comuns. Esses sintomas incluem dor de cabeça, estado mental alterado, coma ou estupor”, diz o relatório. 

Arritmias

O distúrbio do ritmo cardíaco é identificado principalmente pelas palpitações ou sensação de batimentos acelerados. No entanto, outros sintomas menos comuns são cansaço, falta de ar e tontura. Dor no peito, tontura, desmaio ou quase desmaio e ansiedade também podem ocorrer em algumas pessoas.

“Mulheres e adultos mais jovens com distúrbios do ritmo são mais propensos a sentir palpitações, enquanto os homens são mais propensos a não apresentar sintomas”, escreveram os autores do estudo.

Doença arterial periférica e doença venosa periférica

A doença arterial periférica afeta as artérias das extremidades inferiores, levando à redução do suprimento de sangue para as pernas. 

Em muitos casos, os sintomas podem não ocorrer, mas quando ocorrem, podem ser dor nos músculos da panturrilha durante caminhada (e que desaparece com o repouso).

A doença venosa periférica também tem características parecidas, mas somam-se, além da dor, cansaço, cãibras, síndrome das pernas inquietas e irritação de pele.