04/01/2012 - 21:00
Ninguém apareceu mais nas publicidades brasileiras, em 2012, do que a top model Gisele Bündchen. A bela teve mais de 3,4 mil inserções como garota-propaganda de C&A, Sky, Hope e Procter & Gamble, segundo a empresa de pesquisa Controle da Concorrência. Tamanha exposição a deixou no alvo das críticas, devido aos filmes da Hope e Sky terem sido considerados sexistas por alguns espectadores. Logo atrás dela, vieram duas estrelas veiculadas pela Jequiti, empresa de cosméticos do grupo Silvio Santos: a apresentadora do SBT Patricia Salvador e o cantor Fábio Jr.
Promoção
Coca colecionável
Uma das mais lembradas ações de marketing da Coca-Cola aconteceu nos anos 1980, quando a marca permitia a troca de suas tampinhas por minigarrafinhas que replicavam as diferentes versões dos seus produtos pelo mundo. Neste verão, a Coca-Cola busca recuperar um pouco desse espírito: 30 modelos de tampinhas colecionáveis serão encontrados nas suas garrafas. Com imagens que remetem a instrumentos musicais e expressões como “Yeah” e “Smack”, cada uma delas pode ser reconhecida por webcam para reproduzir um som digital.
Campanha
Darth Vader mirim
Uma criança vestida de Darth Vader tentando mostrar os poderes da Força (poderes místicos dos filmes da série Star Wars) garantiu um destaque considerável à campanha de divulgação do acionamento a distância de motor do sedan Passat, da Volkswagen. Além de ganhar o Leão de Ouro, em Cannes, a peça teve um reconhecimento inédito na semana passada. Foi a única publicidade entre os dez vídeos mais vistos no YouTube em 2010.
Fidelidade
Sua majestade, o torcedor
O torcedor santista, que está com a cabeça inchada após a derrota para o Barcelona, já pode começar a pensar na temporada 2012. O clube criou um cartão para o programa Sócio Rei, que dá descontos nas compras de ingressos e outros incentivos. A participação nas redes sociais e gastos no cartão gerarão pontos que poderão ser trocados por visitas aos vestiários, produtos oficiais exclusivos e participações em chats com os jogadores.
Marketing
Para nunca mais perder o carro
Achar um carro da marca Mini Cooper, da BMW, no meio dos SUVs e outros carrões nos estacionamentos pode ser tarefa complicada. E uma oportunidade de marketing. Pensando nisso, uma agência canadense criou uma campanha para a marca, colocando, durante dezembro, balões de ar com a frase “Seu Mini está aqui” nos Mini estacionados em shopping centers de Toronto, Vancouver e Montreal.
Bate-papo
Paulo Giovanni, sócio e CEO da Leo Burnett Tailor Made
O publicitário Paulo Giovanni avalia o cenário do mercado publicitário em 2012:
Quais são as tendências para a publicidade em 2012?
O cliente vai exigir que as agências gerem repercussão online. A campanha que fizemos para o sabão em pó Ace foi considerada pela Procter & Gamble a mais integrada que a empresa já teve, com promoção nas lojas, 16 filmes digitais e quatro apresentadores de tevê.
Neste ano, muitos filmes exploraram estrelas dos anos 1980 em situações ridículas. Isso deve prosseguir?
Na campanha da Schin para o verão, vamos trazer de volta a banda Blitz, com o Evandro Mesquita. Tudo do show business que faça contato com o consumidor e tenha pertinência deve ser aproveitado, para extrapolar os 30 segundos do filme na tevê.
Sua agência conquistou seis novos clientes neste ano. São eles que vão garantir o crescimento em 2012?
Prevemos crescer até 25% em 2012, frente aos 8% do setor. Além dos novos clientes, os anteriores, como Samsung e Procter & Gamble, devem investir mais.