A proposta prevê  que se aproveitem road shows internacionais para atrair agentes financeiros. O pacote de incentivos para o financiamento estrangeiro deve sair até o fim do semestre.

 

89.jpg

 

 

Dengue

 

92.jpg



Cena do Planalto


Pior que tá não fica

 

A eleição do deputado gaúcho Marco Maia à presidência da Câmara marca a perda de espaço da ala paulista do PT, mas o que movimentou mesmo o Congresso na primeira semana do Legislativo foi Francisco Everardo Silva, o Tiririca. O palhaço que se elegeu deputado foi o mais assediado, desde que pegou o avião em São Paulo até a posse no plenário da Câmara.

 

88.jpg

 

 

Orçamento


Cortinho

 

O governo federal deve anunciar nesta semana o corte de gastos coordenado pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A cifra final ainda não está definida, mas o facão, ao que tudo indica, não está tão afiado quanto muita gente temia. Além de expurgar os R$ 22 bilhões em despesas incluídas pelo Congresso, o corte real em relação à proposta enviada pelo governo no ano passado deve ficar em torno de R$ 10 bilhões.

 

90.jpg

 

 

EUA


Cobrança e apoio

 

Além de preparar a visita de Barack Obama ao País, em março, o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, terá temas espinhosos a tratar em Brasília, nesta semana. Guido Mantega  fará cobranças sobre o valor do dólar e a falta do interesse americano na reforma financeira. E apoio contra a proposta francesa de controle de commodities.

 

91.jpg

 

 

Previdência 


Sem renúncia…

 

A Previdência será compensada pela perda de arrecadação com a redução da contribuição patronal sobre a folha de pagamento, hoje em 20%. Para cobrir o buraco, o governo deve criar uma fonte específica de recursos. Assim, estimula a criação de empresas sem aumentar o rombo no INSS.

 

 

Notas

 

Vencido na disputa pela Câmara, Sandro Mabel (PR-GO) enviou boas-vindas aos 224 deputados novatos: uma cesta com biscoitos de sua fábrica. “Para adoçar sua chegada em Brasília, receba uma amostra das famosas rosquinhas que produzo.”

 

Com emprego e mais dinheiro no bolso, o brasileiro está viajando mais. Pesquisa do Ministério do Turismo mostra que 49,2% dos entrevistados pretendem viajar nos próximos seis meses, o maior índice desde 2005. Apesar do dólar barato, oito em cada dez turistas devem visitar destinos nacionais.

 

Com Guilherme Queiroz e Rodolfo Borges