03/11/2024 - 13:32
A cidade de São Paulo amanheceu úmida e chuvosa neste domingo (3) e deve continuar com o tempo instável e temperaturas em elevação. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima na madrugada foi de 19° graus Celsius (ºC). No decorrer do dia, as chuvas prosseguem devido à propagação de um cavado, área de baixa pressão. As chuvas mais fortes estão previstas para o período da tarde.
De acordo com o CGE, é preciso atenção já que o solo encharcado aumenta o potencial para formação de alagamentos e escorregamentos de terra nas áreas de risco. Entretanto ainda não há nenhuma área em estado de atenção.
Notícias relacionadas:
- Inmet prevê chuvas intensas para hoje e segunda-feira em oito estados.
- Novembro terá chuvas e calor em excesso em algumas regiões do país.
Os meteorologistas do CGE explicam que a combinação de tempo fechado e elevados índices de umidade não permite que a temperatura se eleve muito. Por conta disso, a máxima prevista é de 23°C. Os menores percentuais de umidade devem ficar acima de 70%.
Os dados do CGE mostram que até este momento, o mês de novembro registrou 22,4 milímetros (mm) de chuva, o que corresponde a 16,5% dos 135,7 mm esperados para o mês.
As últimas imagens do radar meteorológico indicam presença de áreas de instabilidade de baixa intensidade na região de São Paulo, Vale do Paraíba, Litoral Sul e Baixada Santista.