A propaganda brasileira tem algumas semelhanças com o futebol nacional. Os dois estão entre os melhores do mundo, têm profissionais com salários milionários e continuam despertando interesse no exterior. Assim como no futebol, a propaganda tem os seus ?olheiros?, que ficam atentos aos novos talentos e às movimentações do mercado. Robert Rosenthal, presidente para a América Latina da agência TBWA, que pertence ao grupo Omnicom, um dos maiores do mundo, é um deles. Em junho do ano passado, assim que leu na Internet que um grupo de publicitários, liderados pelo premiado Átila Francucci, lançava uma nova agência, a Cápsula, Rosenthal passou a mão no telefone e ligou para ele. No mês seguinte, Francucci foi à sede da TBWA, em Nova York, apresentar a sua agência que com apenas um mês de vida já enchia os olhos dos executivos da Madison Avenue. Motivo: o aval de Rosenthal, que já vinha há algum tempo acompanhando a trajetória de alguns dos integrantes da nova agência, como o próprio Francucci (ex-Almap, ex-Young & Rubican e ex-vice presidente de criação da Lowe/Lintas).

Formada por um time de profissionais de criação, planejamento e mídia provenientes das principais agências do País e de valor reconhecido no mercado, a Cápsula acaba de selar a fusão com a TBWA brasileira. Desde a semana passada, Átila Francucci é presidente da TBWA/Cápsula e terá como braço direito JúlioVieira Neto, executivo de primeira linha com larga experiência em mídia e planejamento. ?Queremos ser um departamento de marketing terceirizado do cliente, com o foco na construção de marcas através de grandes idéias?, diz Francucci. Desde 1997, a TBWA/Brasil era pilotada por Carlos Zetune, que agora assume uma nova função no grupo para a América Latina.

Um dos principais desafios de Francucci será dar à TBWA/Cápsula o mesmo caráter criativo e arrojado que a rede TBWA, responsável por campanhas de sucesso como a da vodca Absolut e da Apple, tem no mundo inteiro. ?Estamos aqui para isso?, garante Francucci. De acordo com ele, a nova agência deverá encerrar o ano com um faturamento de cerca de R$ 58 milhões.