03/02/2023 - 16:41
Uma das datas mais aguardadas pelos canais de e-commerce é o Carnaval, que teve impactado significativo nos últimos dois anos com a pandemia de Covid-19. Com a volta oficial dos blocos de rua, inclusive nas prévias que agitam os finais de semana, retomam as oportunidades de faturamento para o setor de comércio eletrônico.
Pesquisa da Magis5, hub de automação e gestão de e-commerce nos marketplaces, mostra que as categorias com maiores volumes de vendas em dezembro do ano passado e que têm relação com o carnaval foram: decoração (26,3%) seguida de calçados, roupas e acessórios (9%) e beleza e cuidados pessoais (7,8%), que podem estar relacionadas às maquiagens típicas da data. Apesar da inflação, até o final de fevereiro, a expectativa da empresa é de que as vendas desses produtos sigam aumentando por conta do carnaval.
A Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que, em 2021, o país deixou de circular R$ 8 bilhões nesse período. “Já que nos últimos anos a festividade não ocorreu conforme o planejado, muitos que festejam estarão animados para a data, o que pode significar maior movimentação em relação ao período pré-pandemia e, consequentemente, afetará a economia do país”, disse Claudio Dias, CEO da Magis5.
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Para Dias, o que faz a diferença para o sucesso das vendas é o planejamento dos lojistas, que devem se preparar para lidar com a concorrência. Segundo o CEO, a previsão é de que a inflação continue a subir, porém o mercado de e-commerce ainda tem expectativas de que continue a crescer no Brasil em 2023 e nos próximos anos, mas com maior competitividade. “Nesse sentido, é necessário que os vendedores desenvolvam melhor suas estratégias para poderem atuar e se destacar nos marketplaces, plataformas onde os consumidores mais buscam comprar on-line, porém igualmente com muita concorrência”, afirma.
Estratégias de vendas
Claudio Dias destaca algumas estratégias para os lojistas de e-commerce impulsionarem as vendas:
– Criatividade
“Usar a criatividade para vender nas redes sociais. O Carnaval é uma época sazonal caracterizada por seus temas cheio de cores e alegria, portanto realizar ações nas redes sociais de sua loja, na mídia paga ou mesmo em seus anúncios com o tema da festa é uma forma de chamar atenção de seus clientes.”
– Ações promocionais
“Descontos, cupons ou brindes relacionados a festividade farão com que a loja se destaque e conquiste mais potenciais consumidores.”
-Promoções
“As promoções também ajudam a conhecer os produtos mais vendidos e os mais represados.”
-Projeção de vendas
Dias aconselha que os lojistas façam uma projeção de vendas para não faltar nem sobrecarregar seus estoques.
-Envio da mercadoria
“O processo de envio da mercadoria precisa ser transparente. O cliente precisa ter clareza com relação aos prazos de entrega. Se ele pedir um item para usar no Carnaval, por exemplo, precisa saber se vai chegar a tempo de usá-lo na data ou somente depois. Essa informação é essencial para não frustrar o consumidor e não perder sua confiança”, encerra.