Segundo um levantamento realizado pela Kantar, a venda de bebidas no Carnaval 2024 do Rio de Janeiro deve aumentar 5% em relação ao mesmo período do ano passado. O faturamento com as vendas pode atingir o total de R$ 1 bilhão.

+Bares e restaurantes estimam aumento de faturamento no carnaval 2024

Oficialmente, o Carnaval de 2024 está marcado para o dia 13 de fevereiro, mas as festividades já começaram no estado em celebrações de blocos do pré-carnaval, impulsionando o aumento da venda de bebidas.

O estudo da Kantar evidencia, ainda, um novo crescimento no período pós pandemia. Entre 2021/22 até o período de 2022/23, o consumo de bebidas subiu 26%, passando o gasto médio de R$ 90, no primeiro período, para R$ 113, atualmente, em alta puxada principalmente pelos produtos não alcoólicos como energéticos (+64%) e água mineral (+37%).

Adultos na faixa entre 18 e 29 anos foram os maiores consumidores nesse período, com um aumento de 41%, enquanto o público das classes A, B e C aumentaram em 15% o seu consumo. Super e hipermercados lideram as vendas dessas bebidas, com 34%, seguido por ambulantes (24%) e bares (21%).

“Os supermercados estão observando essa mudança no comportamento dos consumidores. Colocando as bebidas prontas para consumo, digo, geladas, conseguindo recuperar esses clientes para além do carnaval”, afirma o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiróz.

Segundo a Riotur, o carnaval de rua do Rio de Janeiro terá um total de 453 desfiles. O Centro será a região com o maior número de desfiles (128), seguido pela Zona Sul (98). Na edição 2024 da folia, o número de megablocos, aqueles com mais de 100 mil foliões passou de 8 para 10.

Além disso, 15 mil ambulantes foram cadastrados e estão aptos a venderem seus produtos durante os festejos que acontecerão em praticamente todas as regiões da capital fluminense.