O carnaval vai ficar 15% mais caro este ano. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), itens relacionados ao evento tiveram aumento acumulado de preços de 15,5% nos últimos 12 meses. A inflação acumulada no mesmo período foi de 4,62%, segundo a FGV. Os preços de passagens aéreas e de ônibus, hospedagens, alimentação fora de casa, cerveja, água mineral, refrigerante, bebidas alcoólicas, anticoncepcionais e preservativos aumentaram acima da inflação.

Para aproveitar os dias de folia sem se descuidar das finanças, o educador financeiro Thiago Martello orienta os foliões a não levarem pertences de alto valor nas marchinhas e desfiles. “Infelizmente, assaltos, furtos e roubos são frequentes. Leve um celular mais velho, deixe o celular melhor em casa”, alerta Thiago.

Carnaval deve injetar R$ 4,5 bilhões na economia do Rio de Janeiro

O educador financeiro também orienta a não levar todos os cartões para as festas. “Leve o básico, um documento apenas e a quantidade de dinheiro que você pretende gastar no dia”, comenta. Ele alerta os foliões a usarem transporte público para locomoção por serem mais rápidos e mais baratos. A Provu, fintech especializada em crédito pessoal, lista outras 5 dicas:

  • Opte por programas gratuitos

Pesquise na sua cidade o que está acontecendo. Os blocos de rua são ótimas oportunidades para curtir o carnaval, assim você economiza com os ingressos.

  • Leve suas bebidas e alimentos

Quer economizar nos bloquinhos? Vale organizar com os amigos o rateio na compra das bebidas e dos petiscos no supermercado. Leve um cooler ou isopor com os alimentos e bebidas, assim todos aproveitam a folia e ainda gastam bem menos.

  • Faça você mesmo a sua fantasia

Que tal produzir a sua própria fantasia ou criar uma com o que você já tem? Dá para encontrar vários tutoriais na internet para se inspirar. Assim, você pode economizar e ainda consegue dar o seu toque pessoal e se destacar com a sua criatividade, além de ser uma opção sustentável.

  • Cuidado com os pertences e golpes

Para curtir as festas de rua, o ideal é levar só o essencial. Opte por usar pochete ou doleira, por serem acessórios de uso bem próximo ao corpo. Também vale ficar de olho em golpes na hora de pagar. De preferência, utilize dinheiro ao invés de cartão, mas se não for possível, nunca deixe o seu cartão na mão do vendedor para que ele faça o pagamento. Passe você mesmo o cartão na maquininha.

  • Desinstale aplicativos de banco

O Pix facilitou muito os pagamentos e tem sido amplamente utilizado pelos brasileiros, mas evitar utilizá-lo nas festas de rua é o ideal. Se for levar o celular para a folia, desinstale aplicativos de banco, assim, caso você perca o aparelho, evita que alguém se aproveite de aplicativos que estavam abertos para realizar pagamentos nessa modalidade.