O carnaval de El Callao, uma das grandes festas populares da  Venezuela, foi declarado nesta quinta-feira Patrimônio Cultural  Imaterial da Humanidade, anunciou a Unesco.

“Estamos festejando esta conquista com todos os povos da América  Latina e do Caribe”, disse à AFP Benito Irady, membro da delegação  venezuelana que viajou a Adis Abeba, capital da Etiópia, para defender a  candidatura deste carnaval.

Esta festa é uma prática cultural das comunidades de El Callao, uma localidade de 20.000 habitantes no estado de Bolívar (sul).

Todos os anos, de janeiro a março, reúne milhares de pessoas  fantasiadas de personagens históricos ou imaginários que desfilam ao som  do calipso, um ritmo proveniente das Antilhas.

Segundo a Unesco, “este carnaval coloca em destaque a história dos  callaoenses, fortalece sua identidade, fomenta a unidade entre eles e  incita as gerações mais jovens a descobrir seu patrimônio cultural”.

A decisão foi tomada por um comitê intergovernamental, formado por 24  países signatários da Convenção da Unesco, reunido de 28 de novembro a 2  de dezembro em Adis Abeba.