O feriadão de Carnaval, além de folia e blocos na rua, também requer cuidados. Na hora de sair de casa, vale conferir itens como celular, documentos e dinheiro, que devem estar guardados em bolsas pequenas por segurança, como pochetes e doleiras. 

+ Como bloquear o celular em caso de roubo? Veja dicas

Com o celular, são vários os cuidados necessários: atenção aos aplicativos bancários e dados pessoais precisam ser redobrados, recomendam especialistas. Tiago Drumond, head de tecnologia da ioasys, empresa especializada em soluções digitais, dá algumas dicas:

  • Manter celular em bolsa ou compartimento fechado;
  • Colocar cordão de segurança com capas para o aparelho, deixando-o preso no braço ou antebraço;
  • Usar senhas de bloqueios, com faceID ou touchID, além de senhas numéricas.

Para quem teve o aparelho roubado ou furtado, as orientações são simples. Drumond orienta que o usuário use os dispositivos vinculados à conta do aparelho, como o Find My iPhone, para quem usa o iOS. Já no Android, acesse android.com/find e faça login na sua Conta do Google.

Se o celular for perdido, furtado ou roubado, você precisa seguir alguns caminhos. O primeiro deles é entrar em contato com bancos e operadoras de cartão caso você tenha os aplicativos instalados em seu aparelho. Avise sobre o roubo e solicite o bloqueio da conta e do cartão para evitar prejuízos financeiros.

A dica para evitar essa dor de cabeça no Carnaval 2023 — e em qualquer outra época do ano, na verdade — é excluir os aplicativos do banco do seu celular para curtir a folia, caso você opte por não deixar o celular em casa.

  • Evite levar objetos desnecessários

Segundo a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), o primeiro passo para evitar perdas, roubos e furtos durante o Carnaval é sair de casa carregando o mínimo de coisas possível. Nada de encher a bolsa daquilo que você não vai precisar com certeza. O caminho é levar apenas o necessário mesmo, como documento e dinheiro. Se for possível, deixar o celular e o cartão de crédito em casa pode ser uma boa alternativa para evitar dor de cabeça, principalmente quando sair com a companhia de outra pessoa.

  • O que fazer em caso de perda ou roubo de pertences durante o Carnaval?

Perder ou ter um documento roubado é perigoso porque, diante disso, você pode ser vítima de fraude, com pessoas tentando se passar por você em diversas situações. Por isso, é importante agir rápido.

É preciso registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou na delegacia virtual, para que você fique resguardado caso pessoas mal-intencionadas queiram agir em seu nome. Vale ressaltar que, caso entre os documentos perdidos esteja seu passaporte, você também vai precisar fazer um registro na Polícia Federal.

Além de evitar golpes e fraudes, o BO será útil para que você não precise pagar para tirar a segunda via de alguns documentos. A solicitação da segunda via, inclusive, é o último passo do processo em caso de perda ou roubo de documentos.